plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
_

Exposição 'Esperança Dourada' retrata realidade da Serra Pelada

A Exposição Esperança Dourada, do fotógrafo Anderson Souza, foi lançada em Parauapebas, no sudeste paraense, na última sexta-feira (15). Os registros fotográficos que retratam garimpeiros que ainda moram em Serra Pelada e nutrem a esperança de conseguir r

A Exposição Esperança Dourada, do fotógrafo Anderson Souza, foi lançada em Parauapebas, no sudeste paraense, na última sexta-feira (15). Os registros fotográficos que retratam garimpeiros que ainda moram em Serra Pelada e nutrem a esperança de conseguir riquezas com o ouro, poderão ser visto até o próximo sábado (24), no Partage Shopping.

“Meu pai sacrificou a vida e a família. Construiu um patrimônio para perder tudo, igual a praticamente 90% de todos os garimpeiros de lá”, lembra o fotógrafo ao contar da sua motivação em fazer os registros.

(Foto: Anderson Souza)

Em novembro do ano passado, uma agência de publicidade de Belém convidou Anderson para fazer uma exposição virtual dessas fotografias e assim surgiu Esperança Dourada. Agora, o fotógrafo pretende levar a exposição para algumas cidades começando por Parauapebas.

“A intenção é tentar desmistificar um pouco aquela imagem de ‘homens formigas’, mostrar o cotidiano atual e o que restou de Serra Pelada”, explica Anderson, que considera o trabalho um grande desafio, pois o tema é delicado, são histórias de pessoas que foram esquecidas pelo poder público em todas as esferas, por mais de três décadas e que hoje vive de esperança.

(Foto: Anderson Souza)

“Tenho uma relação muito próxima com a comunidade de Serra Pelada, meu pai foi garimpeiro e trabalhei lá por alguns anos, prestando serviço para grandes mineradoras, conheço o sofrimento e a luta daquele povo, nada mais justo que valorizar essa história".

Além das fotografias, quem for prestigiar a exposição também poderá assistir um documentário com depoimentos dos garimpeiros fotografados por Anderson.

Serra Pelada

A corrida do ouro em Serra Pelada, no início da década de 80, atraiu milhares de pessoas vindas de todas as regiões do Brasil, que lá escreveram uma parte importante da história do país.

Serra Pelada já inspirou várias produções audiovisuais e fotográficas, a maior parte relata as condições sub-humanas do trabalho de homens que moveram montanhas em busca do enriquecimento rápido.

O maior garimpo a céu aberto do mundo foi o de Serra Pelada, chegando a produzir oficialmente cerca de 30 toneladas de ouro, as imagens dos tempos de maior movimentação correram o mundo e retrataram um verdadeiro formigueiro humano. O garimpo fechou em 1991 e de lá para cá, garimpeiros lutam na justiça pelo direito voltar a explorar o garimpo.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias