plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Leitura dramática comemora dez anos de espetáculo

Para celebrar o aniversário de dez anos do espetáculo teatral “Cartas Para Ninguém”, do ator, diretor e dramaturgo paraense Saulo Sisnando, a peça vai ganhar leitura dramática no Espaço Cuíra, na terça-feira, 6, às 19h, com entrada gratuita. A atriz Adela

Para celebrar o aniversário de dez anos do espetáculo teatral “Cartas Para Ninguém”, do ator, diretor e dramaturgo paraense Saulo Sisnando, a peça vai ganhar leitura dramática no Espaço Cuíra, na terça-feira, 6, às 19h, com entrada gratuita. A atriz Adelaide Teixeira, do elenco original, chega de São Paulo especialmente para participar da programação.

“Cartas para Ninguém” ficou dois anos em cartaz (2008 e 2009) no antigo Teatro Cuíra, com o enredo de uma quase proibida história de amor como metáfora para recontar o cotidiano da cidade de Belém, onde quatro personagens narram, cada um ao seu modo, a saga cômica de Margot, uma garota mimada que estudava no Colégio Nazaré e tinha o sonho de ser tornar uma atriz da Globo, mas que no início da década de 1990 apaixonou-se perdidamente por João Ricardo, um estudante do Paes de Carvalho, revolucionário, que odeia americanos. A trama, regada a milhares de encontros e desencontros, acompanha a vida desta heroína romântica moderna que por 20 anos escreveu cartas de amor para João Ricardo, mas nunca pode entrega-las, pois no auge da paixão ele partiu para sempre de Belém para fazer uma pós-graduação.

“Foi a primeira peça do Grupo Teatro de Apartamento que eu dirigi. Então, dez anos depois, eu mudaria muita coisa. Tudo mudou muito à nossa volta nesses dez anos. E amadureci muito como dramaturgo e como diretor, então embora eu acredite que tenha sido uma ótima experiência, eu mudaria muita coisa. A peça hoje seria muito melhor”.

Mas e Margot e João Ricardo? Dez anos depois, João Ricardo volta para Belém e muda-se para a casa da esquina e a heroína, feliz no casamento, mas acomodada, tem a chance de entregar todas as cartas de amor que escreveu por 20 anos.

A releitura faz parte de um projeto maior chamado “Leituras Dramáticas do Teatro de Apartamento”, onde toda última quarta-feira do mês, eles se reúnem em cafés da cidade para ler e discutir textos teatrais e literários. Segundo Saulo, o projeto se resume num bate papo descontraído que divulga e incentiva a criação de plateia. Os eventos são sempre gratuitos e já ocorremdesde 2017, sempre com excelente público.

“Estou bastante realizado. Depois do ‘Cartas Para Ninguém’ tive textos meus montados em outras cidades. Ganhei diversos prêmios desde então e continuo fazendo teatro em Belém”, comemora Saulo.

Participação especial vem de São Paulo

A atriz paraense Adelaide Teixeira, radicada atualmente em São Paulo, onde atua também como cantora e apresentadora, está em Belém para participar da leitura e celebrar os dez anos do espetáculo. Na época, ela interpretou a personagem Margot.

“Vou participar da leitura fazendo a personagem que eu fazia, que é a Margot. Depois, vamos fazer um bate papo sobre a escritora Jane Austen, cuja a obra é citada na narrativa e de quem minha personagem é uma grande fã. Ela baseia parte da sua vida a partir do que entende no imaginário do amor romântico da obra de Jane Austen”, conta.

A atriz faz questão de destacar o texto da peça como muito literário. “É um texto que traz um regionalismo legal, trabalha muito com a identificação da cidade, das pessoas que moram aqui, das coisas que acontecem com em Belém. Dá um tom humorístico da peça a partir daí também”, destaca.

Na próxima terça haverá apenas uma leitura dramática para comemorar os dez anos da peça, mas Saulo Sisnando já adianta que “Cartas Para Ninguém” será remontada em uma nova versão, totalmente repaginada e com novo elenco.

O dramaturgo continua morando e produzindo em Belém, e acredita que fazer arte é difícil em qualquer lugar do mundo. “Há muita gente que acredita que só podemos realizar nossos sonhos artísticos se formos embora para outros centros como Rio e São Paulo. Não é verdade! Existem tantas produções lindas na nossa cidade, tantos grandes artistas fazendo coisas belíssimas aqui. Fazer arte é difícil em qualquer cidade do mundo, seja em Belém, no Rio ou em Nova Iorque. Mas as pessoas tendem a valorizar mais os que foram embora. Parece que ir embora é um selo de qualidade do artista. E não é verdade!”, critica Sisnando, que está em cartaz com “A Outra Irmã”, também no Cuíra, desde novembro.

Trajetória

No currículo, Saulo Sisnando assina outras montagens de destaque, como “O Incrível Segredo da Mulher Macaco”, montada no Rio de Janeiro com os atores Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack, que ficou 4 anos em cartaz e entrou na lista da revista “Veja” como um dos dez melhores espetáculos na sua estreia. Já em Belém, dirigiu, atuou e escreveu a websérie “A Solteirona”, vencedora da bolsa do Instituto de Artes do Pará. A produção fez tanto sucesso que teve 300 mil visualizações no YouTube e foi indicada, no Festival Internacional do Rio, aos prêmios de melhor série mundial, melhor série cômica, melhor direção, melhor atriz e melhor elenco, faturando o de melhor direção.

Recebeu o prêmio de melhor dramaturgia pelo texto infantil “O Príncipe Poeira e a Flor da Cor do Coração”, no Prêmio Literário da Casa das Artes. Da Funarte, recebeu o prêmio Myriam Muniz e já fez a dramaturgia de dois espetáculos de dança, que lhe renderam o Prêmio Klaus Vianna.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias