plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abre inscrições

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realiza em 2018 a sua 9ª edição. “Realidades da Imagem, Histórias da Representação”, temática escolhida, tem como objetivo selecionar e premiar obras que proponham uma reflexão ampla sobre a prática soci

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realiza em 2018 a sua 9ª edição. “Realidades da Imagem, Histórias da Representação”, temática escolhida, tem como objetivo selecionar e premiar obras que proponham uma reflexão ampla sobre a prática social por meio da arte e o fazer artístico como expressão histórica. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 13 de março. O edital com a ficha de inscrição está disponível no site www.diariocontemporaneo.com.br.

Este ano, serão concedidos três prêmios no valor de R$ 10 mil cada, sendo dois deles na forma de bolsa para residência artística nas cidades de São Paulo e Belém. Os selecionados e premiados participarão da 9ª Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, no Museu do Estado do Pará – MEP, que ocorrerá no período de 8 de maio a 9 de julho de 2018.

O Diário Contemporâneo abre espaço também para propostas em vídeo, instalações, projeções e trabalhos que misturem suportes. O artista poderá inscrever-se livremente e concorrer a qualquer um dos prêmios de acordo com a sua linha de trabalho. Serão selecionados no máximo 23 artistas, incluindo os três premiados.

Aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional, que em seus anos de atuação contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional. É uma realização do jornal DIÁRIO DO PARÁ, com apoio institucional do Museu do Estado do Pará – MEP, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e do Museu da UFPA.

A relação da imagem com seu tempo

O tema “Realidades da Imagem, Histórias da Representação” não foi escolhido por acaso para esta edição do Prêmio Diário de Fotografia. Toda produção artística está ligada ao seu tempo e seus autores, sendo assim uma expressão histórica desde sempre. No caso da fotografia, por mais que ela tenha alcançado o patamar de arte, abraçando a ficção, nunca deixou de ter relação com o mundo real. O que mudou foi a forma de a fotografia se relacionar com o mundo. O que antes tinha a obrigação de ser a cópia fiel da realidade, hoje se apresenta como recorte dela, uma possibilidade sensível que convida ao diálogo.

DOL

“Fora do Lugar”, série de Alex Oliveira selecionada para a exposição do Prêmio Diário de 2017. FOTO: Alex Oliveira/divulgação

Mariano Klautau Filho, curador do projeto, propõe vários questionamentos acerca desse tema: “Quais os mecanismos da arte diante do contexto social? Quais os papéis que desempenham as imagens fotográficas na arte em face de realidades tão concretas? Quais reflexões podemos construir sobre a prática social por meio da arte e do fazer artístico como expressão social? Qual o lugar do artista nas representações históricas e nas histórias da representação?”. “A fotografia oferece, desde seu surgimento, vários desafios. É o que o IX Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia propõe para o ano de 2018”, provoca o curador.

Que obras representariam esta nossa realidade tão complexa? A crise de representação atual tem a ver, segundo Klautau, com a falta de reconhecimento político, questões de raça, classe social, gênero e sexualidade. Os artistas narram o mundo em que vivem. Ao acolher diversas ideias, grupos e debates, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia reforça a potência da arte em resistir e de se fazer presente no que estar por vir.

PARTICIPE
IX Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Inscrições: Até 13 de março
Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto, telefones (91) 3184-9310; e 98367-2468, e-mail diariocontemporaneo [email protected] e site www.diario contemporaneo.com.br.

(Debb Cabral, Especial para o Você)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias