plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Prêmio Jabuti de HQ, Gidalti vem a Belém participar de bate-papos e ministrar workshop

Ganhador do Prêmio Jabuti, Gidalti Moura Jr. realiza várias atividades em Belém este mês. Ele começou com uma participação especial na “Feira do Gibi” na última semana e, hoje, às 17h30, participa de um bate-papo na Livraria da Fox. No encontro, fala sobr

Ganhador do Prêmio Jabuti, Gidalti Moura Jr. realiza várias atividades em Belém este mês. Ele começou com uma participação especial na “Feira do Gibi” na última semana e, hoje, às 17h30, participa de um bate-papo na Livraria da Fox. No encontro, fala sobre o seu álbum de história em quadrinhos “Castanha do Pará”, com o qual arrebatou a premiação nacional como publicação independente. E também responde a perguntas do público, além de realizar uma sessão de autógrafos. A programação é gratuita, com venda do livro no local.

A vitória no Prêmio Jabuti deve render muita conversa. Esta foi a primeira vez que a premiação, uma das mais importantes do país, incluiu a categoria “História em Quadrinhos”, um reconhecimento e tanto para os apaixonados pelo gênero.

“Quero falar um pouco sobre como foi o meu processo de criação, as inspirações que levaram ao personagem, a narrativa. Mas também sobre a premiação enquanto publicação independente, falar do processo que escolhi para produzir o livro, arrecadando fundos pelo financiamento coletivo, como funcionou, que caminhos tomei. Será algo bem informal, mais uma forma de interagir com os leitores, as pessoas daqui que apoiaram o livro ou querem conhecer mais do trabalho”, adianta Gidalti.

O álbum “Castanha do Pará” levou três anos para ser concluído e lançado. Ele é todo trabalhado com ilustrações em aquarela e conta a história de um menino que vive pelas ruas do centro de Belém, chamado Castanha. A história foi inspirada no conto “Adolescendo Solar”, de Luizan Pinheiro, e tem como cenário, em especial, o mercado do Ver-o-Peso. Apesar de ter nascido em Minas Gerais, Gidalti veio para Belém ainda criança e sempre declarou o seu amor pela capital paraense, o que também acabou ganhando grande destaque nesse trabalho.

E depois da premiação, segundo ele, o livro ganhou ainda mais repercussão em meios especializados. “O Jabuti deu uma movimentada na procura pelo livro. Ele já tinha um destaque nas redes sociais, na internet, por onde acabou se tornando um projeto possível. Agora ele vive outro momento, de ser foco em blogs literários e sites de maior repercussão”, comemora.


Biblioteca Arthur Vianna faz prévia da Semana do Quadrinho Nacional

A agenda de Gidalti pela cidade inclui ainda um workshop de aquarela, dias 24 e 25, voltado tanto para o público iniciante como intermediário. “É uma técnica muito poderosa para quem trabalha com ilustração, HQ, livros, porque pode trazer expressividade. O mercado europeu de quadrinhos usa muito a aquarela, o mercado francês e o belga, especialmente”, destaca. “Eu procuro receber o aluno e avaliar o perfil dele durante o curso. É uma oportunidade pra os iniciantes pegarem o fundamento, assim como quem tem alguma prática, se aperfeiçoar”, convida.

E quem quiser ter mais uma oportunidade de bater um papo com ele sobre seu trabalho, a técnica da aquarela e esse mercado, Gidalti também estará dia 26, às 15h, na Biblioteca Pública Arthur Vianna. Uma prévia para a Semana do Quadrinho Nacional, programação realizada lá no final do mês.

Na sequência Gidalti Jr. volta para São Paulo, onde mora, e pretende ainda estudar novas propostas que surgiram após a premiação. Diz que nada está definido, mas que o quadrinho sempre estará entre seus trabalhos favoritos, assim como uma volta a Belém é sempre bem-vinda.

Várias opções

Bate-papo e sessão de autógrafos com Gidalti Jr.
Quando: Hoje, às 17h30.
Onde: Livraria da Fox (Tv. Dr. Moraes, 584 – Nazaré)
Quanto: Aberto ao público. Livro a R$ 68
Informações: (91) 4008-0007

Workshop de Aquarela
Quando: Dias 24 e 25
Informações e inscrições: [email protected]

Conversa com Gidalti Jr.
Quando: Dia 26, às 15h
Onde: Biblioteca Pública Arthur Vianna (Gentil Bittencourt, 650, Nazaré)
Quanto: Entrada franca

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias