plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Filmes de produtora paraense serão exibidos gratuitamente em Belém

Lançado no último mês de dezembro, o curta-metragem de ficção "Limiar", do autor paraense André dos Santos, será exibido nesta quarta-feira (17), a partir das 19h, na mostra "Pulsar", uma realização da Fundação Cultural do Pará (FCP), no Cineclube Alexand

Lançado no último mês de dezembro, o curta-metragem de ficção "Limiar", do autor paraense André dos Santos, será exibido nesta quarta-feira (17), a partir das 19h, na mostra "Pulsar", uma realização da Fundação Cultural do Pará (FCP), no Cineclube Alexandrino Moreira. Na quinta (18), o documentário "Marambiré", de André dos Santos e Artur Arias Dutra, também será exibido na programação. As produções integram o portfolio da produtora regional independente Lamparina Filmes, que atua na realização de filmes com conteúdos voltados para a região Amazônica desde 2015.

"Limiar" foi rodado exclusivamente em Belém e contou com atores e equipe técnica local. As gravações ocorreram em novembro de 2016, tendo como locação principal o Solar da Beira, prédio histórico situado no complexo do Ver-o-Peso. O curta conta a história de uma noite da vida de João, interpretado por Benjamin Fortunato, um garoto de apenas sete anos que fica preso misteriosamente dentro de um casarão em uma noite sombria. A partir de então, ele se depara com acontecimentos inesperados e que têm fortes ligações com seu passado e também com seu futuro. Estão ainda no elenco Astrea Lucena (avó do garoto) e Charles Silva (garoto que é o antagonista), entre outros.

A ideia do filme surgiu quando André dos Santos retornou do Rio de Janeiro após concluir o curso de direção de fotografia da Academia Internacional de Cinema (AIC) e queria colocar seus conhecimentos em prática. “O desafio da cinematografia era imprimir uma luz pragmática, verdadeira, esteticamente lembrando o estilo neo-noir com bastante contraste, predominando a iluminação com um tratamento de cor contemporâneo. Foi um desafio interessante transformar o Solar da Beira, que é local belíssimo, porém sem divisão de cômodos, em vários cenários, o que exigiu bastante da equipe de arte”, comenta André dos Santos.

MARAMBIRÉ

Já o documentário "Marambiré" a manifestação cultural que envolve dança, música e cantos marcados fortemente pelo som da caixa e dos pandeiros, fazendo referência aos antigos reinados da África Central. O projeto foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, um dos principais programas de fomento à cultura e às artes brasileiras e mostra a dinâmica dessa herança cultural na comunidade quilombola do Pacoval, no município de Alenquer, no Pará, e das famílias que dele participam. Por meio de depoimentos dos mestres populares e da comunidade, os diretores trazem à tona esse ritual que resiste há mais de um século como instrumento de preservação da cultura, das raízes africanas, das memórias dos escravos e de seus descendentes na região amazônica, reunindo corporalidade e oralidade.

Passada de geração em geração, a dança re­cria um universo teatral-ritual com rei, rainhas, “valsares”, tocadores e contramestres. Atualmente, se apresenta na forma de um festejo sincrético que inclui elementos de cultos africanos e religião cristã, assim como culturas portuguesa e africana.

Serviço

Exibição do curta "Limiar", de André dos Santos
Quarta-feira (17), a partir das 19h
Exibição do documentário "Marambiré", de André dos Santos e Artur Arias Dutra
Quinta-feira (18), a partir das 19h
Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica - Nazaré)
Entrada gratuita

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias