plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Doc e curta que abordam Belém podem ser vistos na internet

O aniversário de Belém passou, mas algumas produções em audiovisual acabam de ser lançadas na internet trazendo reflexões sobre a cidade, para além da data festiva. No Youtube, acaba de ser disponibilizado na íntegra e com legendas em inglês o doc

O aniversário de Belém passou, mas algumas produções em audiovisual acabam de ser lançadas na internet trazendo reflexões sobre a cidade, para além da data festiva. No Youtube, acaba de ser disponibilizado na íntegra e com legendas em inglês o documentário “Fisionomia Belém”, lançado no Festival de Audiovisual de Belém em 2015. O filme traz cinco entrevistados, entre eles, o escritor Edyr Augusto e o pós-doutor em Filosofia Ernani Chaves. Já na página da produtora paraense Alce Films está o curta-metragem “Que História Você Quer Contar?”, que personifica Belém, contando sua história da infância à vida adulta.

Em ambos os projetos, o objetivo era refletir como a capital paraense chegou ao século 21 enquanto metrópole, e a relação de seus moradores com ela. Em “Fisionomia Belém”, temas como o crescimento desordenado, a presença em massa da tecnologia, a produção e representação da cidade na arte são explorados do ponto de vista de Edyr Augusto, autor de livros como “Os Éguas” (1998), e também de Ernani Chaves, de Fernando Segotwick, roteirista e diretor de filmes como “Matinta” (2012), do artista plástico Eder Oliveira e do jornalista Lázaro Magalhães, fundador da banda paraense Cravo Carbono.

A direção do filme é assinada por Relivaldo Pinho, professor e doutor em Antropologia, e Yasmin Pires, publicitária, graduada em Cinema e Audiovisual e mestranda em Filosofia. O filme foi iniciativa de um grupo de pesquisa que queria trazer outra visão sobre a cidade, mas como foi trabalhado de forma independente, não houve recursos para bancar a ida do documentário para salas de cinema e festivais. “Ao invés de ficar com o documentário preso, já legendado para festivais, decidimos colocar para todo mundo ver, no Youtube, como forma de produzir conhecimento, expandir o pensamento sobre a cidade”, explica Relivaldo Pinho.

A escolha dos entrevistados veio da própria intenção da pesquisa. “Sempre estive muito cansado dos focos repetitivos sobre Belém, então questionamos: Quem pensa a cidade de forma diferente? Pesquisadores, professores, artistas, reunimos pessoas que têm a cidade como temática em seu trabalho. Ao invés de só mostrar imagens dela, [quisemos] trazer opinião, análise de pessoas que conhecem e vivem a cidade”, coloca o diretor.

E para ele, mesmo o filme sendo produzido em 2015, não está desatualizado em relação a Belém de 2018. “Justamente porque procuramos ver a cidade de ponto de vista artístico, filosófico, falar da Belém contemporânea, nada daquela representação midiática, falar dos sentimentos que se tem pela cidade”, considera Pinho.

IDENTIFICAÇÃO

Produzido às vésperas do aniversário de 402 anos da cidade, o curta-metragem “Que História Você Quer Contar?” prova as palavras de Relivaldo Pinho. A Belém que nasce exuberante, cheia de vida, mostra-se uma jovem abandonada, à beira do esquecimento. “A gente queria homenagear a cidade no aniversário dela, mas também algo para as pessoas fazerem uma reflexão. Mostramos Belém como uma pessoa, e queríamos que todo mundo refletisse sobre o que podia fazer por ela”, esclarece Paulo Garcia, um dos idealizadores do curta.

Outra conexão entre os dois projetos disponíveis na rede são suas locações, que passam por ambientes que são símbolos da cidade, mas que também precisam de cuidado, como o Mercado de São Brás. “Ao transformar Belém em uma pessoa, queríamos que as pessoas criassem um laço com essa personagem, se sentissem responsáveis por ela”, considera Joyce Cursino, atriz e idealizadora do curta, com duração de apenas um minuto, mas que revisita Belém desde seus primeiros anos de vida.

DOL

(Laís Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias