plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Simpósio discute democracia, mídia e conflitos sociais na UFPA

No dia 14 de dezembro, o Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA) receberá o Simpósio “Democracia, Mídia e Conflitos Sociais”. O evento busca promover reflexão sobre as relações entre democracia, reconhecimento e confli

No dia 14 de dezembro, o Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA) receberá o Simpósio “Democracia, Mídia e Conflitos Sociais”. O evento busca promover reflexão sobre as relações entre democracia, reconhecimento e conflitos e o papel da mídia como espaço de disputas e de mediação entre o Estado e os grupos sociais.

O evento contará com um painel sobre reconhecimento, democracia, vulnerabilidades, tecnologias e populações tradicionais, pela manhã. Entre os painelistas: Danila Cal, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Democracia e Democratização da Comunicação e da UFPA; Leandro Lage, da Universidade da Amazônia (Unama); e Janine Bargas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). À tarde, a professora titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG e também integrante do INCT, Rousiley Maia, convidada especial, realiza a conferência “Sistema midiático, reconhecimento e conflitos sociais”.

Segundo a pesquisadora Danila Cal, o evento é importante porque aborda uma teoria fundamental para pensar os fenômenos políticos contemporâneos, que é a Teoria do Reconhecimento. Segundo ela, “essa teoria nos propõe pensar que as questões políticas não têm apenas elementos relacionados à redistribuição, mas também conflitos ligados a posicionamentos identitários, a questões relativas aos sujeitos, ao fato de como eles lidam com desrespeitos nos âmbitos íntimo, do direito e da estima social”, explica.

O Instituto

O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação congrega pesquisadores nacionais e internacionais e tem como objetivo avançar e aprofundar a discussão sobre a democracia brasileira, tendo em vista sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país.

Serviço

Simpósio “Democracia, Mídia e Conflitos Sociais”. Data: 14 de dezembro. Hora: de 9h às 17h. Local: Auditório do Instituto de Letras e Comunicação - ILC/UFPA - 66075-110, Rua Augusto Corrêa, Guamá, Belém, Pará.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias