plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Evento de terapeutas busca resgate do poder feminino

Em busca de uma conexão com aspectos ancestrais da existência feminina, as terapeutas Aline Bimont e Aline Chuvas tentam compreender o que é possível realizar para uma melhora real na qualidade de vida hoje em dia, a partir de diálogos, banhos de cheiro e

Em busca de uma conexão com aspectos ancestrais da existência feminina, as terapeutas Aline Bimont e Aline Chuvas tentam compreender o que é possível realizar para uma melhora real na qualidade de vida hoje em dia, a partir de diálogos, banhos de cheiro e vivências, por exemplo, que possam apontar caminhos contra o estresse, o incômodo de não seguir um padrão, a baixa autoestima. E até mesmo para entender o próprio corpo, a partir de uma dinâmica individual de cada mulher. Elas lembram que nem sempre as mulheres ocuparam papéis de submissão e que a mudança cultural desestabilizou a natureza feminina. Essa ruptura de padrão social acabou provocando ideias que são tabus, como a menstruação e a sexualidade. Tudo isso é tema de encontro este fim de semana em Belém

“Em nossas atividades, a gente faz um resgate da ancestralidade dessa mulher que era conectada com a grande Deusa, que estava em equilíbrio com a sua natureza e com a natureza ao redor. A natureza é o que é, é o que somos. E a gente quer mostrar justamente como a mulher deixou de ter um lugar central na vida e passou a um outro lugar. Essa noção é uma das causas de diversos desequilíbrios, como a depressão”, diz Aline Bimont, terapeuta de São Paulo que já morou em Belém e aqui descobriu o poder das ervas, que ela usa em banhos de cheiro para diferentes objetivos.

“Vim para Belém em busca de entender o poder de cura das ervas, muito nesse sentido da cura dos males que hoje acometem as mulheres. Esses banhos, muito além de pedir para amarrar homem ou tirar a zica, como as pessoas geralmente buscam, têm também poder terapêutico e medicinal. Uma compressa de camomila com sal grosso, bem como o chá, é útil contra cólicas menstruais. Também é digestivo. Os banhos atuam com essa energia que revigora a doçura da alma, alivia o estresse, como os de hortelã. Muitas coisas são do tempos das nossas avós. É uma forma de valorizar o saber popular”, explica.

CURA DO ÚTERO

A terapeuta Aline Chuvas lembra que essas atividades, por mais simples que pareçam, trazem bem -estar ao dia-a-dia. “A mulher hoje é extremamente sobrecarregada e desconectada de sua essência. Atuo com uma proposta é a cura do útero, que procura despertar essa essência feminina, conectada com a natureza. É uma atividade para despertar e acordar de dentro de nós mesmas para o que realmente somos, e até do nosso amor próprio. Você já percebeu como vivemos nos culpando por tudo e pensando e vivendo para agradar os olhos dos outros?”, questiona.

Por isso, assim como Aline Bimont, a terapeuta incentiva uma visita ao passado bem distante e fala sobre a noção de Gaia, a Mãe-Terra de acordo com a mitologia grega. “As sociedades eram matriarcais e tudo retornava à deusa. As mulheres conseguiam perceber que tinham uma conexão maior com a terra, sabiam que seu ciclo menstrual está ligado ao ciclo da lua. E hoje me pergunto: o que aconteceu com a mulher? Foram nos apresentando vários bloqueios, o que não poderíamos fazer. Uma mulher menstruada é como se estivesse suja, não se podia entrar nas igrejas assim. Então, por meio dessa compreensão, e do útero das nossas ancestrais eu e a Aline buscamos tomar consciência do lugar da mulher”, explica.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias