plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

Alexandre Sequeira participa de projeto fotográfico na Índia

“São João e os Sapatos”, uma das fotografias de Alexandre que estarão em exposição (Foto: Alexandre Sequeira/Divulgação) Uma das casas em Goa que vão receber obras do artista paraense (Foto: Divulgação) Com uma espécie de poética do encontro, o fotó

“São João e os Sapatos”, uma das fotografias de Alexandre que estarão em exposição (Foto: Alexandre Sequeira/Divulgação)

Uma das casas em Goa que vão receber obras do artista paraense (Foto: Divulgação)

Com uma espécie de poética do encontro, o fotógrafo Alexandre Sequeira busca em suas obras uma maneira de dialogar com desconhecidos e daí fazer surgir imagens, registros e instalações. Por conta dessa trajetória de criação, ele foi um dos três brasileiros selecionados a integrar exposições do “GoaPhoto”, festival internacional de fotografia que ocorrerá na vila de Saligao, distante cerca de 20 km ao norte de Panaji, capital da provincial de Goa, na Índia, de 23 a 27 deste mês. Os outros brasileiros no festival são Nino Cais e Ilana Bar. Eles foram selecionados por meio do curador Eder Chiodetto, de São Paulo, que também é um dos membros da equipe curatorial do “GoaPhoto”.

“Uma coisa que para mim é interessante, e é a natureza do meu trabalho, é que esse evento ocorrerá em espaços não convencionais, atingindo um público não frequentador de museus, então é outra perspectiva. A proposta curatorial de expor dentro de uma casa tem um ganho incrível, o próprio trabalho se ressignifica. Os curadores buscaram ainda ligação com a própria referência estética dessas casas de Saligao, os moradores puderam apontar os artistas que queriam, sugeriram quem eles consideram que tem algum sentido com a casa deles. O morador se apropria dessa obra e o festival incorpora o artista no contexto cultural da cidade”, explica Alexandre Sequeira.

A série de Alexandre que será exposta é “Meu Mundo Teu”, realizada em 2007 por meio da bolsa de pesquisa e experimentação do antigo Instituto de Artes do Pará (IAP) e que foi realizada em parceria com dois adolescentes: Jefferson Oliveira, morador da Ilha do Combu, parte insular de Belém, e Tayana Wanzeler, que reside no bairro do Guamá. Ele propôs que os jovens trocassem cartas e começassem a fotografar com câmeras artesanais, as do tipo pinhole, a partir de suas vivências e da amizade que surgiu do encontro proposto pelo projeto. O resultado foram imagens em formas de dípticos – já uma intervenção de Alexandre - que mostram o cotidiano íntimo deles.

“Esse trabalho vai ser exposto na cozinha da casa. E eu achei fantástico porque é um ambiente nobre. Nas casas mais pobres, é onde diariamente se celebra convívio, é muito especial. Os curadores buscaram outros curadores pelo mundo que pudessem prospectar trabalhos da América do Sul e Europa, com temas que são relacionados com fotografias e questões domésticas e o quanto imprimem essa relação. E o Eder chegou ao meu trabalho por conta desse projeto em que esses adolescentes realizam comigo a obra”, diz Alexandre Sequeira.

O convite, diz Alexandre, foi recebido com um misto de surpresa e satisfação. “Já fiz uma exposição na China, e farei de novo lá como artista convidado, no início de 2018, para outro festival de fotografia. Esse da Índia é importante, porque não é um país que seja fácil da gente circular”, analisa.

O curador Eder Chiodetto destaca que em “Meu Mundo Teu”, Alexandre Sequeira “atua como um mediador que com extrema sensibilidade leva cada um dos adolescentes, e ele próprio, a mergulhar numa jornada de autoconhecimento por um jogo de contrastes entre culturas e realidades diferentes”.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias