plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Cisne Negro faz apresentação gratuita no Theatro da Paz

A Cisne Negro Companhia de Dança, uma das mais respeitadas do Brasil, apresenta-se nesta quinta-feira (9), às 20h, no Theatro da Paz, em Belém. Sob a regência do maestro Fuad Ibrahimov, natural do Azerbaijão, o programa será executado pela Orquestra Sinfô

A Cisne Negro Companhia de Dança, uma das mais respeitadas do Brasil, apresenta-se nesta quinta-feira (9), às 20h, no Theatro da Paz, em Belém. Sob a regência do maestro Fuad Ibrahimov, natural do Azerbaijão, o programa será executado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e conta com duas renomadas obras do grupo: “Revoada” (2007), com música de Igor Stravinsky e coreografia do francês Gigi Caciuleanu; e “Enigmas” (2017), com música de Edward Elgar (“Variações de Enigma”) e coreografia de Dany Bittencourt, diretora da Cisne Negro. O evento integra a programação do 7º Festival Música na Estrada. A entrada é gratuita.

As peças celebram a vitalidade da companhia: os 30 anos em 2007 e os 40 em 2017. Trata-se de um feito e para comemorar, a capital paraense entrou nesse circuito da companhia, após muito tempo sem apresentar trabalhos aqui no estado. “Estamos muito entusiasmados em voltar, mesmo sendo apenas uma apresentação”, comenta Dany Bittencourt. Os espetáculos demonstram a capacidade criativa para se reinventarem ao longo de todos esses anos. “São obras desafiadoras tanto para a orquestra quanto para os bailarinos, em cima de um tema original, já relacionado com a história das composições”, explica a diretora.

O coreógrafo Gigi Caciuleanu explica que a sua concepção para "Revoada" foi baseada na reunião de duas peças musicais de Stravinsky, ambas com o conceito de fogo: firebird (pássaro de fogo) e firework (trabalhos de fogo). “Tentei reinventar, traduzir em dança, um processo químico que faz com que a obra em negro, simbolizada por esta mesma cor, se transforme em pura energia, o fogo, simbolizado pela cor vermelha", diz.

Já em “Enigmas” (2017), coube à própria Dany Bittencourt fazer a concepção coreográfica da mais nova produção da Cisne Negro Companhia de Dança, que tem figurinos de Fábio Namatame - já conhecido em Belém pelos figurinos do Festival de Ópera. As 14 variações da música de Elgar são as inspirações para a proposta das cenas. No início, é possível perceber os bailarinos representando o próprio compositor e a sua esposa - tal qual a história do que ele pensou ao compor sua obra musical, e nas demais cenas, também se percebe essa conexão música-dança.

Regência

Pela primeira vez no Brasil, o maestro Fuad Ibrahimov também celebra outro ineditismo em sua carreira: reger umas de suas composições favoritas junto à um corpo de balé, a obra de Stravinsky - que ele já é habituado a reger. Em sua carreira jovem como maestro, ele já regeu inúmeras orquestras de renome internacional tais como a Royal Philharmonic Orchestra (Inglaterra), Orquestra Sinfônica de Mulhouse (França), Filarmônica Checa do Norte, Orquestra Sinfônica de Leipzig e Orquestra de Câmara de Viena, dentre muitas outras. Em 2012, assumiu a sua primeira produção de ópera independente com a Orquestra de Gürzenich (Alemanha) na Ópera de Colônia como regente convidado. Atualmente, é Regente da Nova Filarmônica de Munique.

Serviço

Os ingressos podem ser retirados no Theatro da Paz ou no site, com taxa de conveniência de R$2. Mais informações: 4006-8758.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias