plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Projeto paraense vence prêmio nacional de literatura com HQ sobre periferia de Belém

O professor e artista Gidalti Moura Jr. venceu a categoria “História em quadrinhos”, do prêmio Jabuti, um das maiores premiações da literatura nacional, com a publicação “Castanha do Pará”, que retrata a vida na periferia de Belém. Gidalti nasceu em Be

O professor e artista Gidalti Moura Jr. venceu a categoria “História em quadrinhos”, do prêmio Jabuti, um das maiores premiações da literatura nacional, com a publicação “Castanha do Pará”, que retrata a vida na periferia de Belém. Gidalti nasceu em Belo Horizonte, mas foi criado em Belém e se considera um paraense.

“Castanha do Pará” é uma publicação independente, que contou com a ajuda de 346 pessoas que colaboraram, juntas, com R$ 31,1 mil em uma campanha por meio do site de financiamento coletivo Catarse.

O romance gráfico conta a história do personagem Castanha, criado corpo de menino e cabeça de urubu. Desde o amanhecer, ele circula pelo mercado do Ver-o-Peso em busca de abrigo, alimento, atenção e diversão. Entre pequenas contravenções e molecagens, vaga sem destino em meio à fartura de alimentos e ao visual exótico do bairro da Cidade Velha. Estranhamente, ninguém parece notar a sua aparência, ele faz parte de um grupo de cidadãos invisíveis, que simplesmente fazem parte da paisagem.


Foto: Divulgação

“Relacionei os tradicionais urubus da região com o menino abandonado, criando assim um design híbrido, menino e bicho, mostrando ainda a intimidade do personagem, como a família, a rua onde morava e os amigos de infância, antes de a rua virar a sua casa favorita”, conta Gidalti.

O álbum foi estreia do paraense em quadrinhos. Esta também foi a primeira vez que a categoria foi incluída no prêmio Jabuti.

(DOL com informações de Nexo Jornal e Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias