plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Documentário sobre manifestação cultural de quilombos tem lançamento oficial nesta quarta

O documentário “Marambiré”, do diretor André dos Santos, com produção da Lamparina Filmes, terá lançamento oficial no Sesc Boulevard nesta quarta-feira (1). A entrada é gratuita e o evento será às 18h. O filme foi realizado com recursos de edital e mostr

O documentário “Marambiré”, do diretor André dos Santos, com produção da Lamparina Filmes, terá lançamento oficial no Sesc Boulevard nesta quarta-feira (1). A entrada é gratuita e o evento será às 18h.

O filme foi realizado com recursos de edital e mostra a dinâmica do Marambiré, que faz referência aos antigos reinados da África Central, a partir da dança, da música e cantoria, tudo marcado pelos fortes tambores.


(Foto: Reprodução/Documentário Marambiré)

O diretor André dos Santos registra a dinâmica de manifestação cultural, passada de geração em geração, da comunidade quilombola Pacoval, localizada no município de Alenquer, no Pará. Depoimentos de mestres populares e da comunidade demonstram poeticamente de que forma esse ritual resiste há mais de um século como instrumento de preservação cultural.

O Marambiré é uma festa que se inicia em 14 de dezembro e termina em 20 de janeiro. Ela é realizada em homenagem a São Benedito, um santo católico venerado em Portugal desde o sé­culo 16 e que, ao ser trazido ao Brasil pelos padres portugueses, e por ser ex-escravo, foi prontamente adotado pelos escravos, tornando-se um santo negro de grande devoção. O ponto alto dos festejos ocorre no dia 6 de janeiro, dia de São Benedito.

Assista ao teaser:

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias