plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Exposição destaca importância da matemática no cotidiano

Até o próximo domigno (29), ocorre a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) evento que visa demonstrar que a Matemática também está na Arte, por meio do projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, da Universidade Fede

Até o próximo domigno (29), ocorre a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) evento que visa demonstrar que a Matemática também está na Arte, por meio do projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, da Universidade Federal do Pará. A programação busca divulgar e incentivar os jovens a explorarem esta ciência de forma divertida.

O evento é parceria do Artemática com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). A mostra estará montada durante todo o período da 14ª SNCT no Shopping Bosque Grão Pará, reunindo os produtos desenvolvidos ao longo do Artemática, mostrando como é possível fomentar o diálogo entre Matemática e Arte para favorecer a aprendizagem. Entre as peças da exposição estão objetos matemáticos como os cartões fractais, a esponja de Menger, o triângulo e o tapete de Sierpinski. Tratam-se de objetos matemáticos construídos por meio de processos iterativos, apresentando cópias de si mesmos, em escalas menores ou maiores.

Além das figuras geométricas, fará parte da exposição o caderno de Artemática, com atividades matemáticas de diferentes níveis de dificuldade. O fascículo traz personagens ilustrados para tornar a aprendizagem mais divertida. Phi, a letra grega que representa o número de ouro, é o líder de uma turminha composta por outros três integrantes: Phida, que além de filósofa é uma excelente artista, traz boas dicas para resolver as tarefas; a pequena Phiphi compartilha suas curiosidades com o público; já o DesaPhio adora charadas, por isso ajuda a resolvê-las. Estes personagens também estarão na exposição, confeccionados em impressora 3D.

O Artemática é realizado no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, sob a coordenação da professora Cristina Lúcia Dias Vaz, com financiamento do Edital nº. 02/2017 do CNPq/MCTIC, que apoia eventos de divulgação e popularização da ciência, especialmente da Matemática.

Oficinas

Entre as principais atividades do projeto na 14ª SNCT, está a realização de oficinas Artemáticas entre os dias 24 e 27 de outubro, ofertadas a alunos e professores da Escola de Aplicação da UFPA e da Escola Estadual Temístocles de Araújo, ambas em Belém do Pará, além da Escola Estadual João Batista de Moura Carvalho, de Benevides, do IFPA e UEPA em Belém.

O caderno de atividades, base para o desenvolvimento de todas as ações, sugere a realização das oficinas de “tapete furado”, a ser desempenhada no dia 27 de outubro na UFPA e no IFPA, bem como das oficinas de “árvore matemática” e “degrau fractal”, ofertadas de 24 a 26 deste mês nas três escolas de ensino básico selecionadas. O caderno também disponibiliza diversos exercícios matemáticos de diferentes níveis de dificuldade.

No total, 500 alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior devem receber a versão impressa e colorida do fascículo para realizar suas atividades. A versão digital do caderno estará disponível em breve para download no site da Assessoria de Educação a Distância da UFPA.

Trilha “Simetria no Museu Goeldi”

Nos dias 25 e 28 de outubro será realizada a trilha “Simetria no Museu Goeldi”, com visita guiada. Os interessados em participar do percurso da trilha em outra ocasião, podem visitar o perfil @simetrianomuseugoeldi e fazer o caminho autoguiado até 28 de outubro.

Organizada pelo projeto Artemática em parceria com o Laboratório de Comunicação Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi, a proposta objetiva identificar pontos de simetria em elementos da natureza e da arquitetura presentes no parque zoobotânico da instituição.

A trilha pretende mostrar que a matemática é muito mais recorrente no cotidiano do que se imagina. Para isso, utiliza a fotografia e o Instagram como principais instrumentos. Os participantes da atividade devem procurar no parque os elementos simétricos sugeridos pelo perfil @simetrianomuseugoeldi no Instagram. Também podem fotografar outros pontos de simetria que podem, inclusive, integrar o acervo fotográfico da trilha. O perfil estará disponível para o público a partir do dia 23 de outubro. A atividade é uma experimentação da disciplina “Matemática, tecnologia e arte” do PPGCIMES/UFPA. A disciplina também é um resultado do projeto Artemática.

No dia 25 de outubro, Dia C da Ciência Brasileira, 20 crianças da Escola de Aplicação da UFPA participarão da atividade e poderão explorar a Matemática de forma lúdica no contato com animais, plantas, exposições e prédios históricos. Já no dia 28 de outubro, será a vez dos estudantes da Escola Estadual João Batista de Moura Carvalho, de Benevides, descobrirem a simetria no museu.

Serviço

Exposição “A Matemática está em tudo!”

Quando? 23 a 29 de outubro. Abertura nesta segunda-feira (23), às 18h.

Onde? Shopping Bosque Grão Pará (Av. Centenário, 1.052, Val-de-Cans – Belém - PA).

Entrada gratuita. Livre a todos os públicos.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias