plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Arismar do Espírito Santo faz show e workshop

O compositor e multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, de São Paulo, faz música como quem vê notas dançarem. Assim agrega sons, mistura instrumentos, considera tornar híbridas sonoridades distintas. Por isso, no seu disco “Roda Gingante” (2015) im

O compositor e multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, de São Paulo, faz música como quem vê notas dançarem. Assim agrega sons, mistura instrumentos, considera tornar híbridas sonoridades distintas. Por isso, no seu disco “Roda Gingante” (2015) imaginou uma grande roda de capoeira. “Procuro a coreografia das notas e assim nasce samba, baião, xote, frevo, cavalo marinho - um ritmo maravilhoso pernambucano. O disco é como se fosse uma dança musical, para soltar o corpo e a mente. O mundo está muito arido, tem que amolecer com música, com arte”, diz.

Neste sábado, a partir das 21h, ele apresenta em Belém, no Tábuas de Maré, show com repertório deste álbum e também de “Flor do Sal” (2017), ao lado de Bebê Kramer (acordeon) e Gabriel Grossi (gaita), O paraense Delcley Machado faz o show de abertura do evento.

“A gente já se conhece há mil anos, tocamos juntos em vários projetos, é um encontro aural. A gente toca para conseguir se libertar, vai ser divertindo. Vou tocar baixo e guitarra. Estou feliz de tocar em Belém, vai ser uma noite linda”, diz Arismar, eleito pela revista “Guitar Player”, um dos dez melhores guitarristas do Brasil.
E ele não “dança” apenas para compor música instrumental, mas em seus mais de 40 anos de carreira também se permite passear por produção artísticas, envolvendo várias linguagens, como a poesia, crônica, fotografia, ilustrações, desenhos e claro, a música.

De uma família de músicos, começou tocando violão e depois passou para os demais instrumentos de corda, baixo e guitarra. Também foi para a bateria e agora o piano. Ele explica: a necessidade de tocar vários instrumentos vem da sua própria maneira de compor, de forma assistemática, seja ao ver um passarinho cantando, seja ao ver o mar, ou mesmo ao tomar um café após deixar a filha de 16 anos na escola. Talvez porque a música seja mesmo, para ele, a própria condução da vida, a lente para o mundo.

“Acabei tocando tudo para poder tocar as minhas músicas, mas para mim elas estão todas juntas no contrabaixo. E agora com o piano, estou tocando com orquestra, dá vontade de chorar em cada compasso. É lindo, me sinto acolhido. Acredito na música para ser livre e nos comunicarmos, pela paz e harmonia. Gosto de passear no instrumento. Isso tem cor, tem cheiro. Fico olhando passarinho, tem um mar lindo. E isso é compor, assim sai um trecho, vamos fazendo a trilha de um dia e depois um tema. A gente chama amigo e mostra e começa a rodar”, diz o músico.

Workshop

Nesta vinda a Belém, Arismar do Espírito Santo aproveita para ministrar um workshop de criação musical, no domingo, 22, e na segunda-feira, 23, no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), para instrumentistas de base e sopros, além de cantores, compositores, arranjadores e professores de música, com inscrição
gratuita pela internet.

O instrumentista abordará no curso as suas experiências com as outras linguagens e as possibilidades de criação, composição, improvisação com notas musicais, imagens, letras e palavras, tendo como parâmetro a originalidade e como suporte os diversos instrumentos de base e sopro.

“É um espaço para criarmos músicas junto com essa moçada, falar sobre música e vida, dar exemplos, cada um vai dar uma pincelada. É uma obra de arte coletiva. A ideia é essa”, adianta o multi-instrumentista.

PARA ENTENDER

Show “Roda Gigante”, de Arismar do Espírito Santo
Quando: Amanhã, às 21h
Onde: Tábuas de Maré (R.São Boaventura, 104 – Cidade Velha)
Quanto: R$ 30, no local
Workshop “Vida Criativa”
Quando: Domingo, às 16h, e segunda-feira, às 18h
Onde: Auditório Ettore Bósio (Instituto Estadual Carlos Gomes - Av. Gentil Bittencourt, 977 - Nazaré)
Quanto: de graça, com inscrição pelo site www.fcg.pa.gov.br.
Informações: (91) 3201-9468

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias