plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Oficina de percussão traz o chorinho para universo das crianças

Uma atividade para incentivar a criatividade, a descoberta da musicalidade do próprio corpo, um exercício afetuoso, divertido como as brincadeiras. Assim é a proposta da oficina de percussão para crianças, ministrada por Fred William e Juliana Silva na Ca

Uma atividade para incentivar a criatividade, a descoberta da musicalidade do próprio corpo, um exercício afetuoso, divertido como as brincadeiras. Assim é a proposta da oficina de percussão para crianças, ministrada por Fred William e Juliana Silva na Casa do Fauno neste final de semana. A programação ocorre no sábado (21), das 16h às 17h30, e traz o chorinho para o universo infantil na oficina “Quero Ouvir Choro de Criança”.

Juliana e Fred pretendem mostrar o choro de uma forma lúdica, para cativar os pequenos. “A oficina objetiva aproximar as crianças da técnica musical sisuda da brincadeira musical”, afirma Juliana.

A ideia é trabalhar mostrar aspectos da história do choro, exemplos de crianças que também tocam o gênero. “Vamos mostrar, a partir de uma gravação caseira faixa a faixa, como os instrumentos se sobrepõem para formar o todo musical, a música em si com harmonia, melodia e ritmo. Posteriormente passamos à prática de fato, primeiramente utilizando o corpo pra entender o ritmo e depois pegando nos instrumentos. Finalizaremos com essa experiência de tentar um pouco a técnica do instrumento”, explica a oficineira.

Gênero musical cheio de brasilidade, o choro tem a marca da urbanidade, nasceu com os primeiros conjuntos que apareceram na década de 70 do século XIX nos subúrbios cariocas. Entre as possíveis origens da palavra “choro”, uma das versões conhecidas é a fusão entre “choro”, do verbo chorar, e “chorus”, que em latim significa “coro”. Há pesquisadores também que creditam a expressão à mandeira chorosa como era tocado no começo de sua história.

Em Belém, o choro encontrou admiradores e tem sido celebrado por gerações de músicos, com lugares cativos em espaços culturais que abraçaram o gênero e colaboram para difundir o trabalho de chorões e choronas na cidade. Com a oficina “Quero Ouvir Choro de Criança”, a Casa do Fauno se soma a outros redutos de Belém para conquistar o público jovem.

Serviço: a oficina de percussão “Quero Ouvir Choro de Criança”, com Juliana Silva e Fred William, é neste sábado (21), das 16h às 17h30, na Casa do Fauno (rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin Constant e Rui Barbosa). Público-alvo: crianças a partir de 6 anos (cada criança pode ser acompanhada por um adulto). Número de participantes: 8. Mais informações pelo 99808-2322.

(Com informações de divulgação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias