plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Revista publicada pela Pós-graduação em Artes da UFPA terá primeiro número em papel

onhecida no mundo digital desde 2015, a revista “Arteriais”, publicação do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA (PPGArtes), dá um novo passo para encontrar leitores para suas reflexões sobre arte. Ela acaba de ganhar uma versão impressa, que terá su

onhecida no mundo digital desde 2015, a revista “Arteriais”, publicação do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA (PPGArtes), dá um novo passo para encontrar leitores para suas reflexões sobre arte. Ela acaba de ganhar uma versão impressa, que terá sua primeira edição lançada esta noite, às 19h, no Museu da UFPA.

A “Arteriais” é a primeira revista acadêmica em artes da região amazônica cadastrada na plataforma Periódicos e foi concebida dentro do PPGArtes, tendo em seu conselho editorial pesquisadores de relevância nas artes visuais, cênicas e musicais. “A ‘Arteriais’ é reflexo deste tempo em que vivemos, fluído, e com atravessamentos de todas as linguagens, inaugurando um território do diálogo sobre as artes”, descreve o professor doutor Orlando Maneschy, um dos membros do comitê editorial da revista, ao lado de outros professores pesquisadores no campo das artes, como Ana Flávia Mendes e Bene Martins.

A revista chega à versão em papel com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do Programa de Estímulo às Artes Visuais, e apoio da Associação dos Amigos do Museu da UFPA, tendo como editores os artistas visuais e estudantes da UFPA Keyla Sobral e Breno Filo. “A revista nasce como fruto de um processo, reunindo saberes e expressões, resultado de pesquisas acadêmicas, bem como de experiências estéticas, congregando múltiplas manifestações do campo artístico. Este apoio da Funarte revela a confiança na revista, bem como o papel da fundação enquanto instituição fundamental para o país”, afirma Maneschy.

A expectativa é que a publicação possa ser um espaço de circulação do conhecimento sobre artes na Amazônia, ampliando a abordagem científica nesse campo. Além de artigos de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, a revista pode trazer partituras de peça musicais, portfólio de artes visuais e entrevistas.

A primeira edição impressa tem participações de pesquisadores como André Parente, Pablo Lafuente, Marisa Mokarzel, Cristina Freire, Marcos Cohen, Keyla Sobral, Cristina Tourinho, Paulo Castagna e Robin Wright, entre outros. “Ao constituir espaço para a circulação do conhecimento, a ‘Arteriais’ se propõe a estabelecer um território de difusão de informações do que está sendo produzido e refletido na atualidade, sem deixar de lado a história e suas perspectivas”, afirma a professora doutora Lia Braga, co-editora responsável por este primeiro número.

Leia

Lançamento da revista “Arteriais N 01”
Quando: Hoje, 19h
Onde: Museu da UFPA (AV. José Malcher, 1192)
Leia on-line

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias