plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Grupo Laços e Lenços lança calendário e exposição fotográfica com mulheres com câncer

Após a dor da descoberta de um câncer de mama, Valéria Bastos, de 48 anos, decidiu que teria duas opções: viver ou deixar-se ir. “Escolhi viver”, revela. Em 2013, ela recebeu o primeiro diagnóstico e o tratamento foi bem sucedido, mas no início deste ano

Após a dor da descoberta de um câncer de mama, Valéria Bastos, de 48 anos, decidiu que teria duas opções: viver ou deixar-se ir. “Escolhi viver”, revela. Em 2013, ela recebeu o primeiro diagnóstico e o tratamento foi bem sucedido, mas no início deste ano foi novamente surpreendida com novo diagnóstico da doença. Integrante do grupo filantrópico “Laços e Lenços”, ela é uma das protagonistas da exposição “Mulheres”, com fotografias de Apoena Augusto e arte mista de Cíntia Ramos, que fez intervenções em desenho sobre as imagens. A mostra será aberta nesta quarta-feira, às 18h, no Shopping Pátio Belém. A entrada é gratuita.

As modelos foram voluntárias para a exposição e só verão o resultado dotrabalho junto com o público, esta noite (Foto: Apoena Augusto/Divulgação)

Venda destinada a ajudar mulheres

No momento, Valéria Bastos faz quimioterapia e mesmo com todos os males e efeitos colaterais dos medicamentos, busca também engajar-se em grupos de apoio entre mulheres e realizar iniciativas que promovam união. Além da mostra fotográfica, o momento marca o lançamento de um calendário feito com mais 23 mulheres fotografadas e que terá o recurso das vendas destinado à compra de lenços e perucas para outras mulheres que não têm condições financeiras de comprar materiais que possam ajudá-las a se sentir melhor com a própria imagem durante o tratamento. A ação se integra às atividades internacionais que marcam o Outubro Rosa, mês de campanhas de conscientização contra o câncer de mama.

“A gente se reúne e se encontra, temos grupo de whatsapp, e com isso nos ajudamos muito. Ter participado dessa sessão de fotografias foi um momento único e maravilhoso, dentro de todo o contexto, foi momento de muita felicidade. A gente se vê bonita, o tratamento deixa a gente debilitada, acaba com a nossa aparência física, parece que nem é a gente. Foi uma felicidade para todas, nos maquiamos e nos vimos de forma diferente”, conta.

O fotógrafo Apoena Augusto, convidado a integrar o projeto de forma colaborativa, disse que aceitou na hora, pois a sua mãe já teve câncer. “Foi um trabalho de muitas mãos e um momento muito sensível para elas, de forte integração. Uma delas teve o cabelo raspado na hora das fotos e foi muito especial. Será mais ainda na abertura da exposição, pois a maioria ainda não viu o trabalho pronto. Foi consenso entre nós não mostrar antes de expor, deixar para o final”, diz Apoena Augusto.
O calendário é todo temático e faz alusão aos eventos dos meses de cada ano, como Carnaval, Páscoa, São João, férias, o Outubro Rosa e o Natal.


(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias