plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Personal sommelière ensina a organizar e cuidar de adegas, além de fazer harmonizações

A figura do personal trainer, aquele professor de educação física exclusivo, faz parte da rotina no mercado fitness há décadas. A do personal organizer, que ensina a como colocar a casa - ou o escritório, as gavetas, a vida - em dia é ferramenta fundament

A figura do personal trainer, aquele professor de educação física exclusivo, faz parte da rotina no mercado fitness há décadas. A do personal organizer, que ensina a como colocar a casa - ou o escritório, as gavetas, a vida - em dia é ferramenta fundamental de sobrevivência para muita gente. Mas e para que serve um personal sommelière? Se você pretende organizar uma adega ou preparar um jantar harmonizado para amigos e não sabe por onde começar, saiba que este profissional pode te dar uma mão e tanto.

A personal sommelière Joana Neuding, responsável pela Vinho Seleto - empresa familiar especializada em vinhos, iguarias e gastronomia -, por exemplo, vai até a casa dos clientes que precisam de um suporte, tanto para organização de vinhos como para montar o cardápio de um jantar especial. “Muitas vezes, os apreciadores de vinhos querem estender para sua casa ou em seu evento a experiência que têm em locais que disponibilizam um profissional para guiar a degustação de vinhos, como hotéis e restaurantes. Precisam de alguém que os auxilie a tornar essa experiência ainda mais especial”, explica.

Uma das funções, assim como a personal organizer, é começar colocando tudo no seu devido lugar. “Costumo organizar adegas que estão começando do zero ou adegas que já existem, mas que estão bagunçadas. Organizo por países, regiões, tipos e safras, dou dicas de cardápios que podem combinar com determinado rótulo, de quando é melhor degustá-lo, qual a maneira correta de armazená-lo, etc.”, descreve.

Segundo a especialista, as garrafas devem ser armazenadas na horizontal para que o vinho fique em contato com a rolha e a mantenha úmida, para que o líquido não entre em contato com oxigênio e o vinho não se transforme em vinagre. Os rótulos devem ser dispostos para cima, para que os depósitos naturais fiquem mais visíveis no lado oposto.

Cabe à profissional indicar também fornecedores, desenvolver projeto e acompanhar execução de adegas, catalogar os vinhos numa planilha para que se tenha o controle do estoque e saiba quando deve-se consumir cada garrafa, e claro, orientar sobre como consumir melhor cada rótulo em harmonizações, para que o cliente aproveite ao máximo a experiência.

“Quando preparo um jantar harmonizado para um cliente penso nos vinhos que irão combinar com cada prato e alguns pedem para que eu fale um pouco sobre a harmonização ou historia de cada vinho servido”, diz.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias