plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

São Paulo se rende à gastronomia paraense

Aculinária paraense é a bola da vez na gastronomia nacional já há algum tempo e está cada vez mais no destino de turistas curiosos por nossos sabores. A mais recente pesquisa coordenada pelo Ministério do Turismo (MTur) mostra que ela alcançou o topo da a

Aculinária paraense é a bola da vez na gastronomia nacional já há algum tempo e está cada vez mais no destino de turistas curiosos por nossos sabores. A mais recente pesquisa coordenada pelo Ministério do Turismo (MTur) mostra que ela alcançou o topo da aprovação de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2016, com 99,2% de aprovação dos entrevistados. Foram ouvidos turistas da França, Suriname, Estados Unidos, Holanda, Argentina, Alemanha, entre outros países que visitam a Amazônia.

Embalado na alta deste segmento, esta semana São Paulo se rende de vez aos nossos sabores. Alguns dos principais restaurantes da capital paulistaestão abrindo as portas aos chefs paraenses, enquanto o Mercado de Pinheiros recebe palestras com temas afins. A programação, que integra a edição especial da Feira Internacional de Turismo (Fita) 2017, iniciou nos dias 29 e 30 de agosto, com a chef Mara Salles recebendo no restaurante Tordesilhas o chef Saulo Simões, de Santarém. Juntos eles prepararam um menu com mojica de aviú, lasca de mapará grelhado e vinagrete da floresta, bolinho de piracuí, geleia de cupuaçu e pimenta, de entrada. Como prato principal, feijão de corda em vagem assado na brasa e leite de castanhas, arroz de tacacá, piracaia e tubérculos. Na sobremesa, frutas e Doce de Tapajós.

“A gente vai fazer uma ‘piracaia’, palavra indígena que significa peixe frito ou peixe queimado”, descreve Saulo, que tentou levar a essência amazônica para seu cardápio em São Paulo, “para os paulistas terem a sensação de estar à beira de um rio no Pará, comendo um peixe assado”. Ele também apostou em apresentar “surpresas de textura diferentes de outros peixes da região, a exemplo do mapará, servido com ervas, essências da floresta, pimenta, farinha e a transformação do famoso tacacá num suculento risoto”.

Nos dias 30 e 31 de agosto foi a vez do chef Elton Júnior receber, no premiado Dalva e Dito, a chef Daniela Martins. E juntos, outro cardápio de dar água na boca: pirarucu salgado com salada de feijão manteiguinha de Santarém na entrada; filhote temperado com tucupi preto em crosta de farinha d’agua com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo e porco com taperebá como prato principal; e Castanhada com calda de jambu na sobremesa.

Hoje, o chef Ofir Oliveira encerra uma temporada de três dias no restaurante Capim Santo, ao lado do chef Meia Noite. O menu tem tacacá, croquete de pupunha com pesto de jambu e patola de caranguejo de entrada; pato no tucupi de prato principal e sonho de tapioca com recheio de cupuaçu e sorbet de queijo do Marajó de sobremesa.

Mas o evento não se restringe aos grandes restaurantes. Até hoje, também, dois restaurantes do Mercado de Pinheiros – a pizzaria Napoli Centrale Pizza e a Comedoria Gonzales - estão servindo pratos especiais com produtos típicos do Pará, e o mercado sedia rodadas de bate papo com chefs e produtores locais falando sobre a importância da gastronomia paraense, suas origens e curiosidades, além de empresas apresentando, vendendo e oferecendo a degustação de produtos típicos, como a distribuidora Combu – Produtos da Amazônia e a Empório Poitara.

Hoje, às 11h, Daniela Matins dará uma aula-palestra com degustação sobre “Mandioca, Da Raiz à Folha”. Às 14h, o professor Ricardo Frugoli fala sobre “Almoço do Círio de Nazaré – O Banquete Amazônico”. Encerrando a programação, às 16h, Mara Salles e Paulo Machado falam sobre “Como os Estrangeiros Veem a Culinária Amazônica”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias