plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Exposição do Museu da UFPA mostra a produção de artistas contemporâneas

Uma mulher vestida de negro vomita em uma praça pública. O vídeo da performance da artista paraense Luciana Magn é para provocar estranhamento: trata-se de uma maneira explícita de dialogar sobre intolerância religiosa. A obra pode ser conferida na exposi

Uma mulher vestida de negro vomita em uma praça pública. O vídeo da performance da artista paraense Luciana Magn é para provocar estranhamento: trata-se de uma maneira explícita de dialogar sobre intolerância religiosa. A obra pode ser conferida na exposição “No Limite - Am Limit”, que reunirá também outras artistas como Chan Sook Choi, Danielle Fonseca, Isabelle Borges, Keyla Sobral, Kirsten Heuschen, Lúcia Gomes, Monika Rechsteiner, Nadine Fecht, Silvia Beck, Zorka Lednarova e Zuzanna Skiba, e será aberta nesta quinta-feira, 31, às 19h, no Museu da Universidade Federal do Pará (Mufpa). A entrada é gratuita.

O projeto é uma cooperação com entidades alemãs e tem curadoria de Martin Juef, artista daquele país que reside na capital paraense e tem realizado uma série de atividades neste sentido. A crítica de arte e professora Marisa Mokarzel e Jussara Derenji, diretora do Museu da UFPA, também atuam como colaboradoras na curadoria da exposição, que mostra tensões e, como o próprio nome indica, limites entre a vida e arte contemporânea. São obras como fotografias, desenhos, instalações que apresentam situações desconfortantes ou desafiadoras - em diversos aspectos.

“Todas essas mulheres estão no instante desse limite, pode ser na linguagem, no territorial, já que tem o diálogo com artistas de outras nacionalidades. Tem também a situação do limite físico, da morte, tensões e de uma subjetividade de estar no limite das suas forças, com tensões pessoais e políticas também, não só externas. Esse limite está sendo ultrapassado, seja em qual natureza for”, explica Marisa Mokarzel.

“O Martelo Sem Mestre” de Danielle Fonseca

Medos, angústias e muita poesia reunidas

Marisa Mokarzel destaca também que a conexão entre a arte contemporânea e a nossa vida cotidiana traz abordagens a partir de nossos medos e angústias. “Na verdade, esses temas todos estão muito presente na arte contemporânea e nas nossas vidas, cada vez mais nossos territórios estão se deslocando e a gente transita entre eles. Acho que isso está na arte hoje porque está na vida e a arte ganhou ao poder ter essa flexibilidade de vários territórios convivendo juntos”, comenta.

A artista Danielle Fonseca apresenta três fotografias da série “O Martelo Sem Mestre”, que são o resultado de uma ação para fotografia realizada em 2015, na praia do Marahu, em Mosqueiro. A artista propôs-se a surfar em um piano, toda vestida de preto, numa proposição de imagem quase surreal, em que aparecem suas mãos e seus pés, a água do rio e o instrumento esfacelado. A ideia é falar também de poesia.

“Quis abordar a relação da poesia de Rene Char, poeta francês, autor do poema surrealista ‘Le marteu sans maître’, escrito em 1934, e na composição de mesmo nome do compositor Pierre Boulez, que inspirou o bailarino Maurice Béjart. Um resto de um piano quebrado dá o ritmo muito próprio e particular daquele lugar com um surfista que tenta a todo custo surfá-lo sobre as águas. O trabalho seguiu o próprio destino do poema, que até hoje está entrelaçado entre a palavra, a partitura, a música, a dança e minha possível paisagem fotográfica. Ganhei esse piano e resolvi tentar mostrar o ritmo do surfista quando bailarino”, diz Danielle.

Imperdível

Exposição “No Limit - Am Limit”
Abertura: Quinta-feira, 31, às 19h
Onde: Museu da UFPA (Av. José Malcher, 1192, esquina com Generalíssimo Deodoro - Nazaré)
Visitação: de 1° a 30 de setembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado e domingo das 10h às 14h
Quanto: Gratuito
Informações: (91) 3242-8340

(Domink Giusto/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias