plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Artista mato-grossense faz uma crítica ao corpo em oficina e performance

Uma mulher grávida está prestes a parir... e vai nascer ela mesma. Como uma forma de apresentar questões que intrigam o espectador, a artista Raquel Mützenberg, do Mato Grosso, apresenta a performance e intervenção urbana “Maiêutica”, amanhã e domingo, em

Uma mulher grávida está prestes a parir... e vai nascer ela mesma. Como uma forma de apresentar questões que intrigam o espectador, a artista Raquel Mützenberg, do Mato Grosso, apresenta a performance e intervenção urbana “Maiêutica”, amanhã e domingo, em Belém e em Castanhal, respectivamente, pelo projeto Palco Giratório, do Sesc. Vestida com faixas que lembram ataduras e com tecidos na cor de sua pele, ela se desloca em movimentos tais quais os de uma contração. Com uma boneca de pano, renasce.

A ideia surgiu a partir da pesquisa de mestrado realizada pela atriz-bonequeira e trata-se de uma crítica sobre o corpo. A performance ocorre na rua. “A boneca vai parir a própria cabeça. Nesse trabalho eu investigo bonecos, formas híbridas e exploro isso tudo durante a performance. É um trabalho que está em constante diálogo com o público e com o objeto que manipulo”, diz a artista.

De acordo com Raquel, a performance foi motivada por diversas questões, como a própria dinâmica da atuação dos bonecos em um contexto cênico e corporal, e algumas subjetividades acerca do feminino, do ser mulher - o parto, útero, aberto, violências obstétricas. A boneca foi construída com auxílio da bonequeira russa Natacha Belova, no Chile, em 2015 - quando reuniram-se bonequeiros do mundo inteiro. O nome do espetáculo vem do conceito de Sócrates, que consiste em fazer perguntas.

Oficina

Hoje, a artista realiza a oficina “Corpo e matéria - Compartilhar a pele”, ao lado da também artista Milena Machado. Os participantes farão experimentos de criação cênica com objetos e bonecos híbridos. O viés principal da atividade é pensar no próprio corpo como pergunta e resposta para dar vida aos braços, cabeças, pernas, troncos, tecidos e ainda nas roupas adaptadas para explorar possibilidades cênicas a partir do encontro desses elementos com os corpos dos participantes.

“Na oficina a gente trabalha conceitos que foram utilizados para desenvolver a performance, no sentido de entender o corpo do ator manipulador enquanto uma potência que pode ir além do limite da pele. A gente usa bastante tecido e leva para os participantes experimentarem, que compartilham a estrutura física do boneco com o ator animador e experimentos. São quatro horas de muita experimentação, o início é de preparo físico, essencial para esse trabalho, e depois estudo de formas e possibilidades do corpo com o material que a gente traz para os participantes”, explica Raquel Mützenberg.

CONFIRA ESSE TRABALHO

Oficina “Corpo e matéria - Compartilhar a pele”, com Raquel Mützenberg e Millena Machado
Quando: Hoje, das 14h30 às 18h30
Onde: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523)
Inscrições: No local
Faixa etária: A partir de 16 anos
Quanto: Gratuito

Performance e intervenção urbana “Maiêutica”, com Raquel Mützenberg
Quando: Amanhã, às 10h
Onde: Ver-o-Peso, ao lado do Solar da Beira, em frente às erveiras
Quando: Amanhã, às 10h
Onde: Praça Matriz de São José/Ceasa e Centro Comercial de Castanhal
Classificação: Livre

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias