plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

RBA e Vale levam programação cultural para o Horto, em Belém

Envolvidas pelo batuque e ritmos paraenses, centenas de famílias lotaram o Horto Municipal, no bairro de Batista Campos, em Belém, na extensa programação do Mural Cultural, durante toda a manhã de ontem (20). O evento é uma realização do Grupo RBA, com pa

Envolvidas pelo batuque e ritmos paraenses, centenas de famílias lotaram o Horto Municipal, no bairro de Batista Campos, em Belém, na extensa programação do Mural Cultural, durante toda a manhã de ontem (20). O evento é uma realização do Grupo RBA, com patrocínio exclusivo da Vale, e proporcionou quase 5 horas de oficinas de pintura e fotografia, narração de histórias, shows e apresentações folclóricas, feitas para públicos de todas as idades.

VEJA AS IMAGENS

Os olhos arregalados da pequena Isabela, 5, estavam fixos nas saias das dançarinas de carimbó, até que saiu do colo da mãe para arriscar os passinhos à frente do palco. Para a mãe, a psicóloga Renata Soares, 31, o Mural Cultural é uma programação indispensável para a população, mostrando um Estado rico em diversidades artísticas, como é o Pará. “Carregamos conosco uma cultura ímpar, e ela, tem de ser explorada”, garante. O Mural ocorre desde 2015. Já na parte de trás do Horto, a criançada aprendia, com profissionais, a arte de pintar e montar seus próprios brinquedos.

Dobrando, colando e recortando papel, David Rangel, 7, montou a sua primeira câmera escura, fazendo fotografias artesanais, orientado pela fotógrafa do DIÁRIO, Irene Almeida. “É legal, e agora vou fazer em casa”, diz o menino, que estava acompanhado de seu irmão, Lucas, 6, e da mãe, a administradora Karime Gurgel, 38, que é uma caçadora de eventos culturais para levar os filhos. “É muito importante estimular as crianças. Programações como estas ajudam no aprendizado e faz bem para a saúde mental e física delas”, justifica.

INCENTIVO

Segundo o diretor geral do grupo RBA Camilo Centeno, o Mural Cultural foi criado para ser uma programação voltada às famílias. “Damos a oportunidade dos pais se reunirem com os filhos, aproveitando a nossa cultura e o que temos de melhor no nosso Estado”, explica o executivo. A edição de 2017 percorreu os municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã, Marabá e a capital, fechando o seu ciclo ontem, no espaço verde do Horto Municipal.

Centeno avalia que o Mural Cultural foi bem recebido por toda a população que compareceu no evento. “Temos a casa cheia, famílias aproveitando o momento. Para nós, é gratificante”, agradece. O diretor geral também destacou a importância da parceria da Vale no projeto. “É um patrocínio fundamental. Nós não conseguiríamos fazer tudo que fazemos hoje, sem apoio de uma empresa tão importante, que se preocupa com a cultura do Pará, como a Vale”, elogia.

Centeno ressalta que o evento nasceu como Giro cultural, e, em 2015, cresceu e se tornou o Mural Cultural. A perspectiva é que a programação se expanda, e chegue a mais municípios paraenses. O produtor artístico do Mural, Paulo Carvalho, trouxe para o encerramento da edição de 2017, contação de histórias, mágicas, apresentação de grupos parafolclóricos, música e Oficinas. “Pensamos em agradar a todos principalmente as crianças”, finaliza.

(Roberta Paraense)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias