plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Mizar Klautau Bonna lança seu sexto livro dedicado à Festa de Nazaré

A longa vivência da jornalista, escritora e poetiSa Mizar Klautau Bonna com o Círio de Nazaré agora está retratada na obra literária “Meus 80 Círios”. O livro de sua autoria foi lançado ontem, na Casa de Plácido, em Belém, e retrata histórias colecionadas

A longa vivência da jornalista, escritora e poetiSa Mizar Klautau Bonna com o Círio de Nazaré agora está retratada na obra literária “Meus 80 Círios”. O livro de sua autoria foi lançado ontem, na Casa de Plácido, em Belém, e retrata histórias colecionadas pela autora, que viveu intensamente a história do Círio de Nazaré por oito décadas.

Mizar é uma das maiores pesquisadoras sobre a festa nazarena. Estudou e participou ativamente do Círio por longos anos, ajudando a organizar, decorar andores, nichos e berlinda. Também dirigiu a confecção e desenhou 11 mantos para a imagem de Nossa Senhora. Está em seu 12° livro, dos quais seis são sobre o Círio. Possui diversos trabalhos publicados nos jornais de Belém destacados nos Anais da Câmara Municipal de Belém e Assembleia Legislativa do Estado do Pará, dedicação reconhecida pela
igreja católica.

“Dona Mizar está contribuindo com um legado de trabalho incansável na devoção a Maria. Ela é um exemplo de missionária e cristã para todos nós”, disse o padre Francisco Saraiva, vigário da Basílica Santuário, durante o lançamento.

Ao longo desses 80 anos Mizar só não participou de um Círio, em 2002, devido a problemas de saúde na família. No livro, das editoras Verde e Guia, ela conta curiosidades, experiências e emoções vividas no Círio de Nazaré. Entre elas, o início da devoção à padroeira dos paraenses. “Tudo começou com os meus pais que eram muito devotos. O meu pai cantava hinos de Nossa Senhora para a gente e nos explicava quem era a mãe do menino Jesus”, recorda Mizar. As páginas contam também alguns questionamentos da escritora acerca da organização do Círio, como por exemplo, a luta que vem travando há três anos com algumas entidades para não jogar serpentina na Berlinda. Segundo ela, a homenagem suja e tira a beleza do oratório.

Fonte de pesquisa e consulta sobre a maior festa religiosa do Pará, o livro “Meus 80 Círios” poderá ser adquirido a partir de hoje, ao preço de R$ 40, na loja do Lírio Mimoso e principais livrarias da cidade.

(Leidemar Oliveira Especial para o Você)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias