plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Prêmio Diário Contemporâneo encerra 8ª edição com nove mil visitantes e muitas conquistas

A 8º edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia chegou ao fim com um balanço muito positivo. Um público de quase nove mil pessoas visitou as exposições. Além disso, palestras, encontros com artistas e oficinas ampliaram a percepção da arte e fome

A 8º edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia chegou ao fim com um balanço muito positivo. Um público de quase nove mil pessoas visitou as exposições. Além disso, palestras, encontros com artistas e oficinas ampliaram a percepção da arte e fomentaram a relação entre o público e as obras. O júri composto por Camila Fialho, Isabel Amado e Alexandre Sequeira avaliou 390 dossiês de todas as regiões do país. Foram três artistas premiados, 23 selecionados e cinco participações especiais. Artista convidado desta edição, o fotojornalista Geraldo Ramos, apresentou seu olhar pela Amazônia e mostrou que a fronteira entre o documental e arte é cada vez mais fina.

A programação desta oitava edição começou com a palestra “Fotografia e o Circuito da Arte: entre o Museu e a Galeria”, da curadora e especialista em conservação Isabel Amado, que ressaltou a importância do colecionismo e da formação de um mercado para as artes.

Para formar a equipe que atuou na ação educativa do projeto, os coordenadores Cinthya Marques e Rodrigo Correia realizaram a oficina “Olhar e Ser Visto: Práticas Educativas na Poética do Retrato”, que capacitou os participantes. A sensibilização do olhar pôde ser trabalhada não só na visitação diária, mas também em ações direcionadas, como a que foi realizada com as crianças do Projeto Aparelho e com o público do Projeto Circular Campina - Cidade Velha.

A semana da abertura das mostras foi marcada por uma intensa programação. Lívia Aquino realizou a oficina “Fotografar a Fotografia”. O premiado João Urban falou sobre “A Presença do Retrato na Fotografia Documentária”. Os premiados com residência artística, Hirosuke Kitamura e Guido Couceiro Elias, e seus respectivos tutores, Alexandre Sequeira e Lívia Aquino, conversaram com o público sobre a experiência de criar a partir da residência. O artista selecionado Filipe Barrocas aproveitou a vinda a Belém para lançar o livro “O Corpo Neutro”. Outro selecionado, Alex Oliveira, realizou “Fora do Lugar – Oficina de Fotografia Contemporânea”, que teve as imagens produzidas durante a ação, devolvidas à cidade no formato lambe-lambe próximo aos locais de sua produção.

Outra oficina realizada foi “O Retrato e o Tempo”, ministrada pelo fotógrafo e professor Valério Silveira, com uma metodologia que trouxe desde a história da fotografia até sua técnica, sempre explorando o retrato, foco da 8ª edição.

O Museu da UFPA, que acolhe anualmente a mostra do artista convidado, recebeu Geraldo Ramos e o público para uma conversa, na qual o fotógrafo falou sobre sua trajetória artística e a relação com a Amazônia.

“O Corpo ao Limite. Fotografia, Cinema e Práticas Extremas Contemporâneas”, ministrado pelo franco-português Samuel de Jesus, encerrou a programação de cursos do projeto e apresentou as diversas referências e possibilidades que a arte contemporânea traz.

Já a palestra de encerramento, “Diálogos sobre Artes Visuais e Amazônia(s)”, do professor e pesquisador John Fletcher, levou à conversa com o público e a curadora e pesquisadora Marisa Mokarzel, com um debate sobre a visualidade amazônica e a necessidade de questionamento constante por parte do próprio artista. “Nós devemos a todo instante problematizar a arte e seus lugares”, frisou John.


O intenso trabalho de monitoria, aqui registrado em dois momentos, é fundamental no projeto de educação em arte relacionado ao Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. (Fotos: Irene Almeida)

Aprendendo a viver com arte

O grande destaque de todos os anos, no Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, é sempre o trabalho realizado junto às escolas. Quase seis mil alunos tiveram a experiência de poder se envolver com as obras desta edição. Os estudantes do 1º ano da escola municipal Profº Cornélio de Barros, do bairro da Marambaia, que visitaram as mostras do projeto pelo quarto ano consecutivo, ficaram inspirados e realizaram suas próprias imagens, retratos em preto e branco de familiares e amigos que resultaram na “1ª Mostra Fotográfica” da escola.

Segundo José Carlos Silveira, professor responsável pelo projeto, “eles usaram o recurso que está sempre à mão deles, que é o celular, em uma sensibilidade em mostrar rostos, cada qual com a sua história”. A aproximação com o outro e tornar o contato com a arte um hábito foram alguns dos objetivos do trabalho, que mostrou que cada retratado tem uma história que merece ser compartilhada.

O celular, tido por muitos como um vilão, tornou-se um instrumento pedagógico. As fotografias produzidas foram expostas em uma sala destinada somente às artes, decorada pelos próprios alunos e que funciona também como um cinema.

Giovanna Lyssa, de 16 anos, contou que “foi muito interessante ver as fotografias e vídeos que mostravam a arte contemporânea. Quando saímos do museu e voltamos para a escola, o professor teve a ideia de fazer um trabalho conosco, nessa hora nem se pensava na exposição dos alunos. Percebi que podemos fazer arte com coisas tão simples, isso mostra mesmo o talento das pessoas e hoje tem amigos meus que querem ser fotógrafos. Isso deu um gás na autoestima, pois nós pesquisamos além do que o professor passou em sala. Ver a exposição e o resultado me deixou muito orgulhosa”.

Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional, que tem contribuído para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.

(Debb Cabral Especial para o Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias