plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Banguê de Remansinho se apresenta em Belém

Um grupo de pescadores da vila de Juaba, em Cametá, nordeste paraense, se uniu para fazer música durante as tradicionais festas de Dia de Reis, em janeiro. E lá se vão mais de 30 anos que o chamado Banguê de Remansinho sai às ruas do município com músicas

Um grupo de pescadores da vila de Juaba, em Cametá, nordeste paraense, se uniu para fazer música durante as tradicionais festas de Dia de Reis, em janeiro. E lá se vão mais de 30 anos que o chamado Banguê de Remansinho sai às ruas do município com músicas autorais que são uma espécie de crônica da vida ribeirinha, além de ironizar fatos políticos brasileiros, sempre com uma crítica bem-humorada. Agora os belenenses têm a oportunidade de ver o grupo de perto, em apresentações hoje e manhã, respectivamente no Sesc Boulevard e no “Arraial de Todos os Santos”, da Fundação Cultural do Pará.

Corrupção, a tragédia do naufrágio de bois de Barcarena, a vida do mariscador, tudo vira mote para as mais de 60 músicas do Banguê de Remansinho, formado por João Tenório, 52, fundador e compositor da maioria das letras, que toca violão, e seus filhos Adnilson (reco-reco), Gerson Andrey (onça) e Jerry Santos (zabumba), além dos amigos Márcio e Elizeu (tamborim) e Edinho (sanfona de bambu).

“Eles mantêm a tradição cabocla de se apresentar sentados no chão, em roda, como sempre fizeram nas vilas de Cametá, e fazem uma interface entre a vida ribeirinha e a representação da realidade midiatizada”, explica a professora Viviane Menna, que coordena o grupo de estudantes de Comunicação Social da Estácio FAP que trabalha na busca pela valorização do grupo que conheceram durante uma das expedições do “Projeto de Extensão Cartografias Amazônicas” a Cametá.

A partir do primeiro encontro os estudantes iniciaram um trabalho de registro destas memórias em fotografias, áudios, vídeos e ilustrações que vão se transformar em artigos científicos e papers. Além disso, os estudantes estão ajudando o grupo a gravar suas músicas e na agenda de shows.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias