plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
_

Banguê de Remansinho se apresenta em Belém

Há mais de 30 anos, um grupo de pescadores da vila de Juaba, em Cametá, Nordeste paraense, resolveu se unir para fazer música durante as tradicionais festas de Dia de Reis.  O chamado Banguê de Remansinho, tem agenda em Belém este mês, com músicas autorai

Há mais de 30 anos, um grupo de pescadores da vila de Juaba, em Cametá, Nordeste paraense, resolveu se unir para fazer música durante as tradicionais festas de Dia de Reis. O chamado Banguê de Remansinho, tem agenda em Belém este mês, com músicas autorais que retratam o dia-a-dia como uma espécie de crônica da vida ribeirinha, além de ironizar fatos políticos brasileiros, sempre com uma crítica bem-humorada.

Entre os temas das canções profanas estão a corrupção, o naufrágio dos bois de Barcarena, a vida do mariscador, etc. Segundo João Tenório, fundador do grupo, a inspiração para as canções surgem durante as conversas à beira do rio ou nos momentos de reflexão embalado na rede. O fato é que os acontecimentos e as histórias vividas nas últimas décadas já renderam mais de sessenta canções escritas a mão e guardadas cuidadosamente.

Veja mais imagens

O grupo foi descoberto por estudantes de comunicação social da Estácio FAP durante uma das expedições do Projeto de Extensão Cartografias Amazônicas, coordenado pela professora Viviane Menna. A partir daí, os estudantes iniciaram um trabalho de registro destas memórias em fotografias, áudios, vídeos e ilustrações. Além disso, os estudantes estão ajudando o grupo a gravar suas músicas e conseguirem agenda de shows.

De acordo com a professora Viviane Menna, coordenadora do projeto de extensão, a importância de Remansinho está na poética de seu discurso que revela um Brasil desconhecido. “Eles mantém a tradição cabocla de se apresentar sentados no chão, em roda, como sempre fizeram nas vilas de Cametá e fazem uma interface entre a vida ribeirinha e a representação da realidade midiatizada”.

Nos próximos dias 30 de junho e 01 de julho, o grupo se apresenta no Sesc Boulevard e no Arraial de Todos os Santos, no Centur.

Integram o grupo Remansinho:João Tenório, 52, fundador e compositor da maioria das letras, que toca violão, e seus filhos: Adnilson, 22, que toca reco-reco, Gerson Andrey, 20, na onça, e Jerry Santos, 25, na zabumba. Além deles, os amigos Marcio e Elizeu tocam tamborim e Edinho sanfona de bambu.

Serviço

Banguê de Remansinho se apresenta em Belém

Onde e quando?

30.06.17 – 19h – Sesc Boulevard

01.07.17 – 20h – Arraial de todos os Santos – Praça dos Artistas – Centur

Entrada franca

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias