plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

71% aprovam lei que garante carimbó nas rádios

Tocar carimbó nas rádios de Belém agora é lei. A lei municipal nº 9.276, denominada Lei Pinduca, que institui o “Momento do Carimbó” na programação das emissoras de rádio da capital paraense, foi promulgada na manhã desta quinta-feira (1º), pela Câmara Mu

Tocar carimbó nas rádios de Belém agora é lei. A lei municipal nº 9.276, denominada Lei Pinduca, que institui o “Momento do Carimbó” na programação das emissoras de rádio da capital paraense, foi promulgada na manhã desta quinta-feira (1º), pela Câmara Municipal.

A garantia do espaço do ritmo paraense nas rádios agradou a maioria dos internautas do DOL. Na enquete realizada pelo portal de notícias, 71.43% dos que votaram aprovaram a lei. E somente 28.57% votaram contra.

“Sou paraense e gostei muito, pois, sem a lei, o carimbó estava sendo esquecido. E como vivemos em um mundo de adversidade temos que respeitar os outros com suas raízes também. Não somos obrigados a ouvir, mas respeito faz parte da ética”, opinou a internauta Neide Damasceno.

A internauta Ana Sena, que também é favorável a lei, disse que “nós que somos educadores precisamos incentivar o alunado a valorizar nossa cultura. E o rádio é uma grande ferramenta para também socializarmos”.

Já entre os que discordaram, as argumentações foram contra a obrigatoriedade da lei e de que havia assuntos mais importantes a serem votados.

“Acho desnecessário... Não que eu não goste de carimbó. Pelo contrário. Amo! Mas a nossa sociedade tem tantas leis, além de muitos problemas mais importantes que merecem atenção...Sem contar que nós paraenses não precisamos de lei nenhuma para amar nossas tradições”, disse o internauta Hamilton Brito.

“Sou contra. Isso não vai popularizar o gênero, pois ninguém é obrigado a ouvir tendo a opção de desligar o rádio ou trocar de estação”, escreveu Marcos Pereira.

Para a família do Mestre Verequete, a Lei Pinduca é um grande avanço na valorização do carimbó. “O carimbó é sempre raiz. Então a nossa cultura era valorizada, mas agora vai ser ainda mais com essa lei, que obriga as rádios a tocarem nossos ritmos paraenses, um ritmo tão gostoso como o nosso carimbó, tanto o eletrificado quanto o carimbó de raiz. A gente espera que isso dê um incentivo muito grande a outros grupos que estão lá atrás, estão esquecidos e outros surgirem para o bem desse ritmo que é patrimônio cultural do Estado”, declarou Augusto Carlos, filho de Verequete.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias