plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Junho chegou! Conheça os santos do mês

O 1º de junho não significa, para muitos, apenas uma mudança de calendário, mas principalmente, o início de um dos períodos mais aguardados para os amantes da quadra junina. Chegou a hora de dançar quadrilha, pular fogueira e renovar a devoção nos santos

O 1º de junho não significa, para muitos, apenas uma mudança de calendário, mas principalmente, o início de um dos períodos mais aguardados para os amantes da quadra junina. Chegou a hora de dançar quadrilha, pular fogueira e renovar a devoção nos santos do mês.

Para isso, o DOL diz "Viva São João" e também aos outros santos que fazem a alegria da festa. E você conhece a história de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal?

SANTO ANTÔNIO


Na liturgia católica, Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro e tem a data comemorada no dia 13 do mês.

Nascido Fernando Antônio de Bulhões, na cidade portuguesa de Lisboa, em 1195.

É considerado o santo Protetor das coisas perdidas, dos casamentos e dos pobres.

Para Santo Antônio, as fogueiras são queimadas nos dias 12 e 13.

SÃO JOÃO


São João Batista era o filho único de Zacarias e Izabel, concebido quando os dois já tinham uma idade bastante avançada.

Ficou conhecido por realizar batismos, inclusive o de Jesus, no rio Jordão.

É o mais conhecido dos santos da quadra junina. As fogueiras são acesas nos dias 23 e 24 de junho.

SÃO PEDRO


São Pedro foi um dos apóstolos de Cristo e seu nome tem origem na Pedra. Ele foi o primeiro Papa da Igreja Católica, aquele que fundou e edificou a igreja, considerado por isso o seu alicerce. Teria dito Jesus.

"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18)

Na crença popular, são Pedro é ainda considerado como aquele que possui as chaves do céu e responsável pelo controle da chuva.

As fogueiras para São Pedro são queimadas nos dias 28 e 29 de junho, sendo a última data considerada a da comemoração do seu dia.

SÃO MARÇAL


São Marçal é o santo que encerra os festejos juninos, com sua festa litúrgica sendo celebrada no dia 30 de junho. Nasceu na Galia e é considerado mártir por vários seguimentos do cristianismo.

A queima da fogueira de São Marçal é diferenciada, pois ao invés de madeira, paneiros são queimados.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias