plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

Paes Loureiro lança novo livro de poesias

A linguagem encantada no cotidiano é desvelada pelo poeta Paes Loureiro, a partir de técnicas e estratégias póeticas que ele desenvolveu ao longo de sua trajetória como escritor e professor. Um compilado de poemas recentes inéditos estão no livro “Encanta

A linguagem encantada no cotidiano é desvelada pelo poeta Paes Loureiro, a partir de técnicas e estratégias póeticas que ele desenvolveu ao longo de sua trajetória como escritor e professor. Um compilado de poemas recentes inéditos estão no livro “Encantarias da Palavra”, que será lançada hoje, às 17h, no estande da UFPA, no Hangar. A entrada é gratuita.

O livro apresenta ainda uma diversidade de temas - passando por escritos de amor e até mesmo a sua relação com a Praça Batista Campos, onde costuma realizar caminhadas diárias - e de tipos de construção textual. A obra tem prefácio de Joaquim Brasil Fontes, professor de Teoria Literária da Universidade de Campinas (Unicamp).

“É uma espécie de síntese do que já desenvolvi em outros livros. Esta publicação tem desde poemas pequenos, abstratos e outros míticos, sobre o conflito dos nossos tempos, outros dramáticos e de cunho metafísico. Ao final, apresento um texto teórico da minha proposta poética, além de outro que é uma autobiografia sintética e poetizada”,explica o autor.

Paes Loureiro acredita que a sua poesia acompanha a diversidade de momentos e experiências da própria vida, ao mesmo tempo de uma reflexão poética. “Encantarias da Palavra” traz ainda poemas em blocos: sobre dança; as gatas de estimação, Felícia e Mimi; sobre o mítico da cultura amazônica e grega; sobre o trágico; e ainda sobre arte em geral.

“Um dos poemas dramáticos chama-se ‘Réquiem para Dorothy Stang’ e o outro, ‘Via Sacra do Ser’. Foram os mais difíceis de escrever, são complexos em sua elaboração, pois têm reflexão política. Embora utilize a complexidade técnica na poesia, busco um resultado claro e objetivo, para que de imediato seja sensível ao leitor. Essa parte de construção mais complexa é relativa à estrutura interna, mas penso também na compreensão e no prazer da leitura”,explica

ENCANTARIAS

O título do livro referese à própria obra intelectual de Paes Loureiro, que desenvolveu uma teoria literária a partir da observação e estudo das encantarias da Amazônia. De acordo com o autor, no imaginário da região constam mitos e lendas de seres encantados no fundo dos rios, como os caruanas e outras divindades. O poeta diz que se trata de um conceito da antropologia queele trouxe para o campo da criaçãopoética.
“O rio é poetizado pelo imaginário, assim como a linguagem. Há um entendimento, desde a Grécia Antiga, de que a linguagem é como um rio corrente. A poesia, para mim, está no fundo do lugar comum do dia a dia. Compete ao poeta tirar da linguagem utilitária do dia a dia o poético que está ali repousando. O título é um título- síntese alegórico do conteúdo”, finaliza.

AUTÓGRAFOS

Lançamento do livro “Encantarias da Palavra”, de Paes Loureiro
Quando: Hoje, 17h
Onde:Hangar-Centro de Feiras e Convenções da Amazônia (Av.Dr.Freitas,esquina com Brigadeiro Protásio) Quanto: Entrada gratuita

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias