plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Fotografia ganha debate e lançamento de livros

Há muitos anos há uma espécie de consenso nacional: Belém abriga um dos cenários mais frutíferos e criativos quando o assunto é fotografia, com inúmeros talentos de reconhecimento internacional. Dois deles, Elza Lima e Guy Veloso, ilustram os volumes mais

Há muitos anos há uma espécie de consenso nacional: Belém abriga um dos cenários mais frutíferos e criativos quando o assunto é fotografia, com inúmeros talentos de reconhecimento internacional. Dois deles, Elza Lima e Guy Veloso, ilustram os volumes mais recentes da “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira”, cuja seleção é feita pelo crítico de arte Eder Chiodetto, e é considerada uma das mais importantes publicações sobre fotografia no Brasil.

Eder, Elza e Guy estarão juntos amanhã, às 16h40, no Hangar, participando da mesa redonda “O Êxtase e o Extra-quadro”, em que falam a partir de suas experiências na fotografia. Guy e Elza também autografam seus livros.

Na obra, Elza Lima escolheu apresentar os primeiros 20 anos de sua trajetória. São quase 100 imagens que mostram como a Amazônia era diferente quando ela começou a fotografar, em 1985. “Acho que a função do livro, de publicar as minhas fotografias, é aproximar meu trabalho do grande público”, disse a fotógrafa, à época do lançamento, há dois meses, no “Festival de Fotografia de Tiradentes”.

Para Elza, suas imagens mostram uma Amazônia poética que ela resgata das memórias de quem, desde a infância, viajou muito pela região, sempre com os olhos abertos para o extraordinário escondido nas cenas cotidianas.

(Foto: Guy Veloso)

Já Guy Veloso, que fotografa há 30 anos e foi destaque recentemente na Bienal de Arte de São Paulo, traz registros de uma rica cultura imaterial, ao retratar manifestações religiosas pelo Brasil afora. Uma pesquisa dedicada que abriu um diálogo intenso entre o artista e o objeto fotografado que resultam em imagens intensas, na opinião de Chiodetto: “É intrigante perceber, na evolução do arquivo de fotografias de Guy, a forma como sua fotografia foi se tornando cada vez mais orgânica diante de seu objeto de pesquisa, até o ponto em que o objeto se torna sujeito”, aponta o curador.

Sobre Elza, ele diz que sua poética capaz de intercalar vários planos lhe confere grande originalidade, o que pode ser percebido no livro que ela autografa amanhã.
Também amanhã, só que mais cedo, às 16h, a curadora e pesquisadora em arte Marisa Mokarzel ministra a palestra “O Propositor e a Poética da Imagem: Miguel Chikaoka”, que aborda a obra do fotógrafo paulista estabelecido no Pará e que foi o fundador da Associação Fotoativa, espaço formador de gerações de fotógrafos paraenses e que continua muito vivo nas discussões sobre o fazer artístico e o pensamento da imagem em Belém. Todas as programações fazem parte do seminário “A Poética da Fotografia na Amazônia”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias