plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Amazônia Jazz Band toca clássicos das "big bands"

As canções da época de ouro do jazz nos Estados Unidos, durante as décadas de 1930 e 1940, integram o repertório que será apresentado pela Amazônia Jazz Band em concerto nesta terça-feira (23), às 20h, no Theatro da Paz, com regência do maestro Nelson N

As canções da época de ouro do jazz nos Estados Unidos, durante as décadas de 1930 e 1940, integram o repertório que será apresentado pela Amazônia Jazz Band em concerto nesta terça-feira (23), às 20h, no Theatro da Paz, com regência do maestro Nelson Neves. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento.

O espetáculo será uma homenagem ao período em que as chamadas “big bands” faziam a trilha sonora de noites glamorosas. De acordo com o maestro Nelson Neves, o período ficou conhecido como a “Era do Swing” que, aliás, é um ritmo dentro do jazz marcadamente melódico, e tradicional do sul norte-americano. Foram os negros os primeiros a fazer experimentações sonoras para alcançar tal feito na história da música.

“A Amazônia Jazz Band carrega em sua essência essa marca das big bands dessa época de ouro. São músicas que não têm prazo de validade, então neste concerto vamos homenagear o que mais amamos fazer. A sonoridade dessas canções é ímpar e chama atenção por conta do clarinete em contraste com o sax tenor, dobradinha que fez muito sucesso no pós-segunda guerra”, explica Nelson Neves.

O maestro destaca outra marca das músicas dessa época, a surdina, recurso colocado nos instrumentos de sopro com o qual se buscava imitar a voz humana nas improvisações. “Isso foi inventado pelos negros e dá um ar mais alegre, dançante às músicas, e tornou-se uma marca registrada no início do século XX. O público, inclusive, pode até dançar no teatro, porque vai ser difícil ficar parado na cadeira”, diz o maestro.

O trompetista Glenn Miller, considerado um dos maiores líderes de big bands, e o clarinetista Benny Goodman, conhecido como o "Rei do Swing", serão lembrados no espetáculo.

O concerto terá músicas como: Moonlight Serenade de Glenn Miller; Sing, Sing, Sing de Louis Prima; The Shadow Of Your Smile de Johnny Mandel; Tuxedo Junction de Erskine Hawkins; Blue Moon de Richard Rodgers / Lorenz Hart ; Chattanooga Choo-Choo de Harry Warren / Mack Gordon; Days Of Wine And Roses de Henry Mancini e In The Mood de Joe Garland / Andy Razaf, entre outras.

Serviço: Amazônia Jazz Band - Concerto "Era do Swing". Dia 23 (terça-feira), às 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos são gratuitos e ser retirados a partir das 9h na bilheteria do teatro, no dia do evento. Informações: 4009-8766.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias