plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

Obesidade em cães e gatos compromete saúde

A obesidade em cães e gatos é muito mais comum do que separece - é um problema intimamente relacionado aos hábitos alimentares e ao sedentarismo dos tutores responsáveis pelos animais.Assim como nos humanos,o sobrepeso e a obesidade causam outros problema

A obesidade em cães e gatos é muito mais comum do que separece - é um problema intimamente relacionado aos hábitos alimentares e ao sedentarismo dos tutores responsáveis pelos animais.Assim como nos humanos,o sobrepeso e a obesidade causam outros problemas de saúde nos pets, reduzindo a longevidade.

A matemática é simples edireta: a obesidade está relacionada ao alto consumo de alimento e a baixa atividade física, exceto, claro, oscasos em que há a problemasendócrinos. O zootecnistae especialista em bemestaranimal Renato Zanettiapresenta os mitos e verdade em relação ao que já se ouviu falar sobre obesidade animal.

P: Obesidade causa outrosproblemas de saúde para o animal?

R: Verdade. Cães e gatos obesos têm um risco maior de apresentar outros problemas de saúde: diabetes,doenças pulmonares ede coração, problemas na articulação, de pele, problemasre produtivos, intolerância ao exercício, maior estresse calórico, maior risco em anestesias.

P: A castração engorda o animal?

R: Verdade. Animais castrados têm duas vezes mais chance de se tornarem obeso sem função de alterações hormonais e da redução da atividade física. Porém, isto não deve ser motivo parado será sua próxima refeição,estão sempre dispostos a ingerir alimentos.

P Existe um peso ideal para cada raça (cães e gatos)?

R: Verdade. Mesmo havendo uma variação de indivíduo para indivíduo, há um padrão de peso paracada raça que pode ser usada como referência para se definir se o pet está gordinho.

P: Existem alimentos quesão proibidos para cães e gatos?

R Verdade. Alguns alimentos são apenas tóxicos para cães e gatos, outros são proibidos, podendo ser letais se ingerido em grandes quantidades.

P: Posso dar frutas e legumespara cães e gatos?

R: Verdade. Sim, frutas elegumes (que não estiverem na lista dos tóxicos ou proibidos) podem ser oferecidos aos cães e gatos.não castrar, pois é possível minimizar o problema como aumento das atividades físicas e o controle da alimentação.

P A obesidade está relacionada apens ao excesso de comida?

R Mito. Há duas causas da obesidade: metabólica(menor incidência, cercade 5% dos casos) e comportamental(mais frequente).Entre as causas metabólicas estão problemas endócrinos,como a disfunção da glândula tireoide, das adrenais,do pâncreas, da hipófisee do hipotálamo. Entre as causas comportamentais, o fornecimento excessivo de comida, espaço físico reduzido,sedentarismo, hábitos alimentares prejudiciais.

P:Atividade física colaboracom a redução de peso?

R: Verdade. Assim como ocorre com os humanos,aumentar o gasto calórico colabora com a redução depeso se estiver relacionada com uma reeducação alimentar.

P: Cães comem por gula?

R: Verdade. Fome (necessidade fisiológica decorrentedo déficit nutricional) é diferente de apetite (disposição em comer sempre).Cães conseguem ingerir uma quantidade de alimento em uma única refeição muito superior ao necessário para sua manutenção.Como não sabem quando será sua próxima refeição,estão sempre dispostos a ingerir alimentos.

P: Existe um peso ideal para cada raça (cães e gatos)?

R: Verdade. Mesmo havendo uma variação de indivíduo para indivíduo, há um padrão de peso para cada raça que pode ser usada como referência para sedefinir se o pet está gordinho.

P: Existem alimentos que são proibidos para cães e gatos?

R: Verdade. Alguns alimentos são apenas tóxicos para cães e gatos, outros são proibidos, podendo ser letais se ingerido em grandes quantidades.

P: Posso dar frutas e legumes para cães e gatos?

R: Verdade. Sim, frutas e legumes (que não estiverem na lista dos tóxicos ou proibidos) podem ser oferecidosaos cães e gatos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias