plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Desfile tem peças reinventadas e sustentáveis

Aquela calça jeans rasgou e você não sabe o que fazer? Já tentou cortar como bermuda? Ou mesmo utilizar o tecido para fazer outros objetos, como acessórios? Instigada pelos conceitos de sustentabilidade na moda, a designer Lizziane Santos conheceu a propo

Aquela calça jeans rasgou e você não sabe o que fazer? Já tentou cortar como bermuda? Ou mesmo utilizar o tecido para fazer outros objetos, como acessórios? Instigada pelos conceitos de sustentabilidade na moda, a designer Lizziane Santos conheceu a proposta do “upcycling”, termo em inglês que significa justamente dar novos usos e novo design ao que já está criado. Esta semana, ao lado da estilista Lucilene Carvalho, ela falou sobre o assunto na Faculdade Estácio FAP. Um pouco desses conceitos podem ser vistos hoje por lá, em um desfile com peças criadas pelos alunos da instituição que mostram, na prática, como objetos podem ser transformados.

A programação faz parte do movimento mundial chamado “Fashion Revolution”, que pretende disseminar novas formas de pensar a moda, evitando o desperdício, a poluição do meio ambiente e o trabalho análogo ao escravo, usado muitas vezes por grandes indústrias para baratear os produtos. Pretende conscientizar os consumidores e também os produtores de que outras formas de fazer moda, menos impactantes social e naturalmente, são urgentes.

“O nosso foco é a sustentabilidade. E o upcycling é uma ferramenta que estamos descobrindo e testando para aplicar à nossa produção. Eu, por exemplo, utilizo jeans antigos e transformo em brincos, anéis, o que for possível”, explica Lizziane .
Um dos oficineiros da programação, o designer Fábio Purificação explica que o desfile é o encerramento de uma série de atividades realizadas durante a última semana, na qual foram explicados conceitos e processos de criação em moda. “Cada aluno levou o que tinha e conjuntamente pensamos e propomos novos usos a partir do upcycling”, diz o designer. Uma das peças é uma bandeira de retalhos que é o símbolo do Fashion Revolution, confeccionada pelos próprios alunos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias