plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Prêmio Diário de Fotografia oferece oficina

Simultaneamente à abertura de suas mostras em 2017, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realiza intensa programação formativa, que começará com a oficina “Fotografar a Fotografia”, ministrada pela fotógrafa e pesquisadora no campo da imagem, Lívia

Simultaneamente à abertura de suas mostras em 2017, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realiza intensa programação formativa, que começará com a oficina “Fotografar a Fotografia”, ministrada pela fotógrafa e pesquisadora no campo da imagem, Lívia Aquino. A programação será nos dias 5 a 8 de maio, das 9h às 13h, no Auditório do Sistema Integrado de Museus (SIM). As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até amanhã, pela internet. O público-alvo são fotógrafos, artistas, mediadores e educadores da área visual. As vagas são limitadas.

A oficina será voltada para a pesquisa e reflexões teóricas sobre a imagem fotográfica. Lívia Aquino usará como pontos de partida para os debates dois textos - “Um passeio pelos monumentos de Passaic”, do artista Robert Smithson, será um deles, pois relata a experiência deste ao vagar pela cidade americana onde nasceu, identificando marcos nesse deslocamento para tratá-los como monumentos. Ao observar o brilho do sol sobre uma ponte, Robert reconhece outras tantas imagens como aquela, já vistas anteriormente, escrevendo em seu relato que fazer uma fotografia daquilo seria como “fotografar uma fotografia”.

O escritor Italo Calvino também terá seu conto “Aventura de um Fotógrafo” discutido com os participantes. O texto relata a vida de Antonino, personagem que vivencia uma transformação ao ser atraído a virar fotógrafo, quando passa a questionar o poder dessas imagens em sua vida. Antonino torna-se imanente a um processo que o leva a uma encruzilhada: ou passa a viver fotograficamente, ou passa a considerar fotografáveis todos os momentos da vida. Crítico de si, ele avalia que “fotografar a fotografia” seria o único caminho possível para algo que se tornara essencial à sua existência.

Segundo Lívia, “’Fotografar a fotografia’ sugere, nos dois casos, uma estreita relação com a história das imagens. A oficina visa refletir sobre essa expressão que se desdobra em distintos trabalhos de artistas a partir dos anos 1960. “Investigar diferentes estratégias artísticas cujas pesquisas esbarram no sentido dessa afirmação como procedimento é o objetivo proposto”, explica.

A 8ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia se volta para o gênero do retrato, suas poéticas e seus lugares. As mostras têm abertura marcada para o dia 4 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, e 6 de maio, às 10h, no Museu da UFPA, com entrada é franca.

Realizado pelo jornal DIÁRIO DO PARÁ, com patrocínio da Vale, o Prêmio Diário Contemporâneo tem apoio institucional do Museu da Universidade Federal do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA e apoio da Sol Informática.

Quem é Lívia Aquino

Lívia Aquino (CE) vive e trabalha em São Paulo. É pesquisadora do campo das artes visuais, professora e artista. Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Unicamp, atualmente ela coordena a pós-graduação em Fotografia e leciona na pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas e do Tecnólogo em Produção Cultural da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Em 2015, foi contemplada com o Prêmio Funarte Marc Ferrez e com o Proac Livro de Artista. Também é editora do blog Dobras Visuais.

Como participar

Prêmio Diário Contemporâneo - Oficina Fotografar a Fotografia, com Lívia Aquino
Quando: 5 a 8 de maio, das 9h às 13h
Onde: Auditório do Sistema Integrado de Museus
Inscrições: Até amanhã, de graça, com ficha no site www.diariocontemporaneo.com.br.
Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto.
Contatos: (91) 31849310/ 983672468 [email protected]

(Debb Cabral/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias