plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Chef Dedé Parente lança canal no Youtube

Se feijão é feito com água, como ficaria substituir o líquido pelo tucupi? É óbvio que não é possível saber se alguém não estiver disposto a fazê-lo. O chef Dedé Parente, que também é empresário e tem uma rede de restaurantes, testou! E assim surgiu a rec

Se feijão é feito com água, como ficaria substituir o líquido pelo tucupi? É óbvio que não é possível saber se alguém não estiver disposto a fazê-lo. O chef Dedé Parente, que também é empresário e tem uma rede de restaurantes, testou! E assim surgiu a receita de feijão carioquinha com o nosso tucupi, jambu e camarão seco. “As pessoas estranham, mas provam e gostam”, ele garante. É esse espírito alquímico de fazer fusões improváveis transposto para a culinária que ele apresenta na série “Do Tucupi ao Chuí”, lançada no YouTube, que tem o objetivo de apresentar de que maneira os ingredientes da Amazônia podem ser combinados com pratos do Brasil inteiro.

O primeiro vídeo, já disponível na internet, tem a participação da editora do Você, Esperança Bessa, que foi convidada para provar uma das receitas mais famosas dos restaurantes de Dedé: a Moqueca Amazônica. Originalmente criada apenas para o evento de abertura do Engenho Dedé, no Shopping Boulevard, em Belém, a receita foi incorporada ao cardápio da rede e também pode ser degustada nas seis unidades do empreendimento em Fortaleza, Manaus e Uberlândia - e é sucesso em todas há dois anos.

“Sou amazonense, mas costumo dizer que sou um amazônico. Pensamos nesse formato de programa para a web com dicas e receitas aqui do Norte para divulgar mais a nossa região, o que fazemos, quem somos, e como estamos fundindo os nossos condimentos e ingredientes com diversas receitas. A nossa região é muito linda e há 25 anos no mercado tenho trocado experiências, vendo o quanto a culinária indígena é rica, o quanto o ribeirinho tem a nos ensinar”, diz o chef.

O projeto de comunicação por meio do audiovisual também tem um objetivo mais nobre, mas que o próprio chef não sabe ao certo se vai vingar: estimular cadeias produtivas de pequenos produtores rurais, de quilombolas, indígenas, extrativistas e demais povos tradicionais que estão nos rincões e que precisam ter retorno econômico correto pelas suas produções e pelo cuidado em manter as suas conexões com a natureza de forma equilibrada e orgânica, mantendo a cultura dos ingredientes de forma saudável. Então, ao mesmo passo que divulga a sua própria empresa, Dedé Parente almeja que a iniciativa possa ser o início de um novo relacionamento com aqueles que estão na ponta desse processo da gastronomia na Amazônia.

“Vou tentar. E me dedicar para fazer isso, pesquisar e ver. Fui agora recentemente a uma comunidade no Amazonas, que se chega após duas horas de barco, numa região chamada Cuieiras, para conhecer um restaurante indígena comandado por 10 mulheres, e que já existe há cinco anos. Chama-se Muski. Já existe um projeto de um navio que faz um passeio pelo rio que dura quatro dias e graças a ele é possível visitá-lo. É uma culinária muito rica e isso não é mostrado. Como alguém da terra, quero fazer isso, mostrar a força dessas casas. Tem gente que vem aqui, pega o que temos leva para fora, mas o que retorna para essas pessoas tradicionais?”, questiona, criticando.

Receitas

Dedé Parente diz que trabalha sem estrelismo e que não compactua com a ideia de manter as receitas guardadas a sete chaves. “Tem gente que diz que não passa determinada receita porque é uma tradição da avó, essas coisas, mas não concordo. Penso de forma contrária e quero falar sobre a Amazônia”, destaca o chef e empresário. A sua Moqueca Amazônica leva, para além do dendê, também o tucupi. Como será o sabor dessa mistura? Confira a receita.

Moqueca amazônica

1Kg de filé de pirarucu ou filhote

600ml de tucupi

600m creme de leite sem o soro

600ml leite de coco

200 azeite dendê

150 azeite de oliva

50g de alho

300g de pimentão amarelo, verde e vermelho.

100g cebolal 50g de cheiro verde.

50g sall 150g farinha seca

150g camarão rosa

50g ração de camarão (casca e cabeça do camarão torrados e triturados) ou 2 tabletes de caldo de legumes

4 ovos cozidos para decorar

Corte o peixe em cubos e lave com bastante água. Tempere com parte do sal e azeite de oliva, e deixe marinar por 1 hora.Limpe os camarões e tempere com azeite de oliva e sal. Corte parte das verduras em pétalas e o restante em brunoise (em pedaços pequenos). O cheiro verde corte bem miúdo.Misture o leite de coco, creme de leite e o tucupi. Coloque a panela para esquentar. Adicione o azeite de dendê, o de oliva e acrescente o alho. Deixe dourar.Em outra panela coloque a mistura líquida, deixe ferver e reserve. Acrescente o peixe, as verduras em pétalas e os camarões. Coloque o caldo e deixe ferver. Finalize com o cheiro verde.Em outra panela pegue parte do caldo e coloque para ferver. Acrescente a farinha aos poucos e faça o pirão.Sirva com arroz branco

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias