plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Norte-americano se apresenta em concerto em Belém

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) realiza na quinta-feira (23), a partir das 20h, mais um concerto em comemoração pelos seus 20 anos de criação: desta vez o convidado especial é Robert Bonfiglio, norte-americano considerado um dos maiores vir

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) realiza na quinta-feira (23), a partir das 20h, mais um concerto em comemoração pelos seus 20 anos de criação: desta vez o convidado especial é Robert Bonfiglio, norte-americano considerado um dos maiores virtuoses da gaita, com regência do maestro titular Miguel Campos Neto.

Robert realizará no Brasil apenas mais uma apresentação além desta, com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 9h, na bilheteria da casa, no dia do evento.

No programa, as composições de Heitor Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 7 e Concerto para Harmônica e Orquestra - e obras de compositores norte-americanos: a Suíte do Balé Rodeio, de Aaron Copland, e a coletânea “Elvis Lives!”, um arranjo especial para orquestra e harmônica, de canções de Elvis Presley.

A versatilidade do programa demonstra a capacidade da OSTP de executar tanto os grandes repertórios eruditos, como também adentrar em outras linguagens musicais - neste caso os rocks e blues que foram imortalizados na voz de Elvis Presley, que serão tocados nesse encontro inédito da Orquestra com o famoso gaitista.

“A gaita é um instrumento pouco combinado com o som de uma orquestra sinfônica, mesmo em outras áreas da música erudita, por ser vista como um instrumento popular, mas é essa reunião de novos sons justamente que fará da ocasião algo especial. O Robert Bonfliglio é um grande solista e é especializado em tocar tanto música popular como erudita. Então ele estará em casa nas duas linguagens. Juntamos composições brasileiras e norte-americanas, já que se trata de uma junção de um solista americano com um maestro e uma orquestra brasileiros”, diz o maestro Miguel Campos Neto.

Robert Bonfiglio

Considerado “o Paganini da harmônica” pelo Los Angeles Times - dada sua incrível habilidade técnica no instrumento, tem em sua trajetória essa capacidade de passear com igual desenvoltura por repertórios clássicos e populares - adquirida em suas apresentações como solista com mais de duzentas orquestras, incluindo a Orchestre de la Suisse Romande, as filarmônicas de Los Angeles, Hong Kong, Roterdã e da Cidade do México, Sinfônica de Pittsburgh, Sinfônica Nacional, Boston Pops e The New York Pops.

Ele também apresenta-se mundo afora com o belíssimo Concerto para harmônica de Villa-Lobos, e já o fez mais de 400 vezes com grandes orquestras. Gravou para os selos Arista, CBS, Sine Qua Non, High Harmony e QVC. No campo da música popular, apresentou-se e gravou com Bernadette Peters, Chaka Kahn, Mandy Patinkin, Marvin Hamlisch, John Sebastian, Phoebe Snow e Roberto Carlos. Robert Bonfiglio é fundador e diretor do Grand Canyon Music Festival.

Programação

H. VILLA-LOBOS (1887-1959)

Bachianas Brasileiras Nº 7

I. Prelúdio (Ponteio) – Adagio

II. Giga (Quadrilha Caipira) - Allegretto scherzando

III. Toccata (Desafio) - Andantino quasi allegretto

IV. Fuga (Conversa) – Andante

Concerto para Harmônica e Orquestra

I. Allegro Moderato

II. Andante

III. Allegro

Solista: Robert Bonfiglio

INTERVALO

A. COPLAND (1900-1990)

Suíte Rodeio

Buckaroo Holiday

Corral Noturne

Saturday Night Waltz

Hoe Down

ELVIS LIVES! - coletânea de canções de Elvis Presley

Arranjo: Eric Knight

Solista: Robert Bonfiglio

Serviço

Orquestra da Sinfônica do Theatro da Paz apresenta concerto com o solista convidado Robert Bonfiglio (instrumento Harmônica)Quinta-feira (23), a partir das 20h no Theatro da Paz. Informações: 3223-3130. Distribuição gratuita de ingressos na bilheteria do Theatro da Paz a partir das 9h no dia do evento.

(Com informações da OSTP)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias