plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Janduari Simões e as fotos para São Benedito

O fotógrafo baiano Janduari Simões, há muitos anos radicado no Pará, tem com a cidade de Bragança, no nordeste do estado, uma profunda relação de afeto. É que há mais de 12 anos ele visita o município para realizar documentação fotográfica, princi

O fotógrafo baiano Janduari Simões, há muitos anos radicado no Pará, tem com a cidade de Bragança, no nordeste do estado, uma profunda relação de afeto. É que há mais de 12 anos ele visita o município para realizar documentação fotográfica, principalmente no período das festividades para celebrar São Benedito, o padroeiro da cidade. Para falar sobre o projeto “Esmolações de São Benedito”, ele participa hoje, a partir das 19h, do Café Fotográfico, na Associação Fotoativa. A entrada é gratuita.

Janduari explica que a relação com a cidade se dá, sobretudo, pelo contato com as pessoas, os acontecimentos frugais e o movimento das ruas, para além da questão estética e da centralidade da captura de imagens sobre a própria manifestação em si. As esmolações são atividades religiosas que ocorrem no início do ano em vilarejos de pescadores e outras localidades antes da festividade principal da Marujada, realizada em dezembro.

“A minha preocupação é sempre contar a história, que vou percebendo durante cada trabalho. Não tenho pesquisa escrita, um escopo intelectual. São fotografias que realizo conversando com as pessoas, que vão me dando as dicas. Como é uma atividade secular, o script é quase o mesmo todos os anos, então busco descobrir novos ângulos e isso vai refinando com o próprio tempo. Percebo o que ocorre ao redor, além da procissão, os personagens... Vou ‘comendo pela beira’, é fotografia de rua mesmo. Sair com a câmera e ver o que pinta e aperta o dedo. Se não, só apreciar mesmo”, descreve.

Janduari possui um acervo de mais de 12 mil imagens das procissões beneditinas em Bragança e agora que iniciou o processo de edição do imenso arquivo. Primeiro, ele faz uma triagem das imagens a partir de critérios históricos, a fim de organizar o projeto documental sob esse viés, mas já vem mostrando o trabalho por meio do Facebook, de forma ocasional.

“Nunca fiz edição de nada, mas é muita foto. Somente do ano de 2013, são sete mil fotografias. Agora começo a olhar para as imagens a partir de cada viagem que realizei, primeiro uma triagem grossa para depois ir refinando o olhar. Por enquanto, me interesso em contar história das pessoas que acompanham as procissões, é o que me encanta, esse ápice, com todos vestidos de vermelho. Isso tudo depende de quem mora lá para que essa tradição sobreviva”, comenta.

É que para que as esmolações ocorram é necessário que os “esmoleiros” realizem a peregrinação do Santo Preto em três áreas - pelos campos, praias e colônias. São andanças de uma localidade à outra de uma casa para um vizinho e que agregam ladainhas e cantorias típicas da procissão. Janduari vai apresentar no Café Fotográfico cerca de 70 imagens que realizou nas procissões das praias.

“Vou mostrar essa parte de uma viagem que fiz com eles em dois lugares, na praia de Ajuruteua e na Vila Bonifácio. Fiquei uma noite inteira com eles, é uma vila de pescadores. Também fui para Carutapera, uma cidadezinha do Maranhão que para chegar lá saímos de Viseu de barco e chegamos após duas horas, e o São Benedito vai até lá. Tem um promesseiro e ele sai em romaria para angariar fundos”, diz.

Café Fotográfico com Janduari Simões
Quando: Hoje, às 19h
Onde: Fotoativa - Praça das Mercês, 19, Bairro da Campina
Quanto: Gratuito
Informações: (91) 3225-2754 e www.fotoativa.org.br

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias