plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

O melhor “de la France” se instala em Belém

Às pessoas que têm em comum a língua francesa, chamamos de “francófonas”, mas não é só a língua o que as une. Elas compartilham aspectos culturais como música, gastronomia e arquitetura. E é para celebrar e integrar esta comunidade que as Alianças Frances

Às pessoas que têm em comum a língua francesa, chamamos de “francófonas”, mas não é só a língua o que as une. Elas compartilham aspectos culturais como música, gastronomia e arquitetura. E é para celebrar e integrar esta comunidade que as Alianças Francesas dos cinco continentes promovem a “Semana da Francofonia”. Na capital paraense, que por muito tempo almejou ser uma Paris na América, a programação iniciou ontem, com a “Mostra de Filmes Francófonos”, que traz como tema: “Política?” em exibições do Cine Olympia e no Sesc Boulevard, com entrada franca. A escolha é inspirada em questões atuais no Brasil, na França e no mundo todo.

“Todos os seis filmes escolhidos são em língua francesa com legendas em português. A curadoria teve apoio do Rurik Sallé, um francês especialista em cinema que vive entre Paris e Bretanha. Ele costuma estar atento a um cinema francês mais fantástico, de terror, menos conhecido”, destaca Maiwenn Le Nedellec, diretora da Aliança Francesa em Belém. Os filmes estão sendo exibidos exibidos com apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, CinéFrance e o Institut Français. A abertura ocorreu com o filme “38 Testemunhas”, de Lucas Belvaux, que volta a ser exibido dia 21. Hoje o filme em cartaz é “O Pequeno Tenente”.

A mostra permite ter uma visão mais ampla de como a língua francesa se tornou a quinta mais falada no planeta. Há falantes do idioma no Egito, na Índia (Pondicherry), na Itália (Vale de Aosta), no Reino Unido (Ilhas do Canal) e em diversos países do litoral atlântico, como a vizinha Guiana Francesa. Assim, destaca Maiwenn, “você encontra na mostra filmes como ‘Lumumba’, uma produção francesa-belga filmada para contar a história de Patrice Lumumba, defensor da independência do Congo belga, país africano e falante da língua francesa”.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias