plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Brasil de todos os nomes

Quem já experimentou ter que escolher o nome de um bebê, sabe bem como é difícil. Será uma homenagem? Tradicional, moderno ou único? Tem gente que espera nascer para ver o rostinho, a personalidade da criança, para ter certeza. Com um país não é diferente

Quem já experimentou ter que escolher o nome de um bebê, sabe bem como é difícil. Será uma homenagem? Tradicional, moderno ou único? Tem gente que espera nascer para ver o rostinho, a personalidade da criança, para ter certeza. Com um país não é diferente. Quando os povos Tupi-Guarani escolheram o nome Pindorama, foi porque seu significado, “espetáculo de palmeiras”, parecia se encaixar perfeitamente com um país tão tropical como o Brasil.

Já os portugueses acharam que o nome ideal deveria refletir o sentido da propagação da fé, logo, na primeira certidão oficial de nascimento, a Carta de Pero Vaz de Caminha, o nome dado ao “recém-nascido” foi “Ilha de Vera Cruz” e “Terra de Vera Cruz”, em segunda citação do mesmo documento. Um ano depois, o próprio Rei Dom Manuel é mais enfático, referindo-se a ele como “Terra de Santa Cruz”, conta o professor Marcelo Pinheiro, especialista no assunto.

Os brasileiros raramente notam, mas o nome completo do país – República Federativa do Brasil – está presente em todos os seus documentos oficiais. Ou seja, ele anda com você na sua carteira de identidade, está na sua certidão de nascimento, no documento da sua casa e no seu diploma em todos os graus de escolaridade. “Ele está presente em muito mais coisa que nós imaginamos, testemunha tudo o que acontece no país. E representa um processo histórico de evolução do entendimento da nossa cultura”, destaca Pinheiro.

MUITOS BRASIS

Dentro de um período de 30 anos após o nascimento do país houve a transição para o nome “Brazil” pela primeira vez, para logo depois absorver a influência do sistema colonial firmando-se por “Colônia do Brasil do Reino de Portugal” – um nome bem longo para se decorar e começar a escrever. Como os “Tiagos”, que podem vir com “th” ou “ty”, ou mesmo “thy”, o nome do país também teve suas possibilidades de grafia. Segundo Pinheiro, o Brasil com “z” respeitava a ortografia portuguesa.

Um novo nome só chegaria bem mais tarde, em 1808, quando passou a integrar o “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve”, oficializado em 1816, por Dom João VI. Mas, quando o bebê é uma menina, um dia ela pode escolher não só casar como mudar de nome. Com o Brasil, não foi diferente. Quando elevado a Império, com a independência em 1822, ele ganhou a alcunha de “Império do Brasil”. E somente em 1889, foi proclamado por Deodoro da Fonseca como “Estados Unidos do Brasil” – nome da moda naquela época.

E na Constituição de 1967, finalmente, passou a ser chamado “República Federativa do Brasil”, nome mantido na carta seguinte de 1988 e vigente até os dias de hoje. Ou seja, há exatos 50 anos. “Em 15 de março de 1967, quando ele recebeu esse nome, estávamos em plena ditadura militar. Talvez o ‘República Federativa’ no nome do país seja um dos resquícios mais simbólicos da ditadura”, diz o professor. Não há nenhuma celebração prevista no país para a data, como acontece com as pessoas, a mãe não celebra o dia que escolheu o nome do bebê, só o dia que nasceu. Mas é uma boa história para lembrar.

Ao longo da história

- Pindorama era como os índios chamavam o país.
- Ilha de Vera Cruz e Terra de Vera Cruz (1500), citados por Pero Vaz de Caminha na Carta ao Rei de Portugal, Dom Manuel.
- Terra de Santa Cruz (1501), citada na carta do Rei de Portugal comunicando a descoberta aos demais reis católicos.
- Brasil (1524), em referência à cor da seiva extraída da madeira do Pau Brasil.
- Colônia do Brasil do Reino de Portugal (1530), com a colonização do sistema colonial português.
- Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816), quando elevado a Reino por Decreto de Dom João VI, datado de 13 de maio.
- Império do Brasil (1822), quando a independência elevou a condição de Império e a Constituição de 1824 oficializou o nome baseado no sistema imperial.
- Estados Unidos do Brasil (1889), com a proclamação da República e a forte influência na inspiração dos Estados Unidos da América, o nome foi oficializado com a Constituição republicana de 1891.
- República Federativa do Brasil (1967), com a vigência da Constituição do mesmo ano, até os dias atuais.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias