plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

Coach fala sobre carreira, estudos e sucesso

Sua missão é fazer com que menos jovens digam uma frase que por muitas vezes foi repetida por ela: “Ah se eu soubesse disso antes!”. A jornalista e coach Anete Pitão é a criadora do Studio Jovem e deseja que essa nova geração possa tomar decisões e ter aç

Sua missão é fazer com que menos jovens digam uma frase que por muitas vezes foi repetida por ela: “Ah se eu soubesse disso antes!”. A jornalista e coach Anete Pitão é a criadora do Studio Jovem e deseja que essa nova geração possa tomar decisões e ter ações mais seguras e efetivas para realizarem seus sonhos. “O mundo não precisa de mais gente meia boca. Aquela pessoa que tem resultados medíocres e que adora ver vantagem em gambiarra”, aponta. E para sair da média, ela apresenta cinco grandes pilares: empatia, empreendedorismo, excelência, alta performance e curtição. Na verdade, é no equilíbrio entre esses pilares que ela mostra como é possível alcançar mais do que sucesso.

“Existe muita gente ainda presa ao ciclo do potencial. Tem potencial para muita coisa, mas, ao observamos os resultados, ele não está convertido em ações que promovam mais satisfação, bem-estar e qualidade de vida”, analisa. E ainda que enumere esses pilares, eles não são “fórmulas mágicas”, já que não existem resultados excelentes construídos do dia para noite. “É preciso comprometimento com a ação cotidiana”, diz ela, e para isso é importantes perceber os fatores que despertam mais felicidade no objetivo a ser alcançado. “Quando a dificuldade aparecer durante a jornada rumo aos novos resultados é o seu ‘por que’ o que vai gerar a força e o ânimo para ir em frente”.

NA PRÁTICA

Foi assim que Felipe Teló, de 28 anos, coach e empresário desde os 20 anos atuando na empresa da família, conseguiu fazer sua transição de carreira. “Eu não tinha equilíbrio. Mergulhava numa coisa e esquecia as outras. Percebi que gerar alto desempenho era trazer equilíbrio para minha vida. Isso me levou para a prática da corrida, voltei a encontrar com frequência os amigos, o tempo aumentou e assim alcancei meu sonhado objetivo”, relata. E esse é o papel da coach, mostrar que até os momentos de curtição são importantes para manter o equilíbrio e alcançar objetivos com felicidade.

E foi assim, na estreia de um novo visual, que Nayara Santos, de 23 anos, identificou que tinha saído do “ciclo do potencial” e entrado no “ciclo da realização”. “Eu tinha um cabelo praticamente na cintura e não estava mais satisfeita. Quanto tive coragem de fazer um corte curtíssimo percebi que teria coragem para fazer muito mais coisa”, diz ela. A estudante de jornalismo conta que experimentava muitos conflitos internos até entender que as escolhas levam a abrir mão de algumas coisas, mas também a novas experiências.

Para Anete, eles só podem festejar resultados porque foram capazes de enfrentar o processo de desapego e, inclusive, passar pelos incômodos de descobertas muitas vezes indigestas. “Não quero apresentar uma versão fechada de nada, nem um caminho único. Nada disso. Quero, sim, provocar jovens profissionais a sair para o mundo com poder de contribuição, com força de realização e construindo o máximo de momentos de felicidade. Mas também conscientes de que é preciso encarar com firmeza as dificuldades”, aponta a coach.

TER ATITUDES OUSADAS É UM DOS CAMINHOS

Seja a luz no ambiente, seja o bom papo, seja o olhar que acolhe e o ouvido que escuta com atenção, e exercite ações com o bom senso. Essas são as dicas da coach Ante Pitão que afirma: a vida, as empresas, as relações precisam de pessoas que não olhem apenas para o próprio umbigo e que se permitam ter atitudes mais ousadas.

Foi assim com Gabriella Cunha, 23 anos, recém-formada em Publicidade e atuando desde os 20 no mercado de trabalho. A busca pela excelência permitiu com que ela gerasse alta qualidade no resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), trocasse um estágio por um emprego e não deixasse de aproveitar os momentos leves da vida.

“Aprender a dizer não foi um dos pontos chaves para aumentar o nível de excelência. Outro fator foi entender que sempre vai poder ficar melhor e que existe o melhor possível para o momento. Isso trouxe um alívio e diminuiu minha ansiedade”, diz a jovem.

Veja outras dicas:

Empreendedorismo
Não importa que você escolha profissões mais tradicionais, como Medicina, Direito ou Engenharia. O que pode diferenciá-lo? A maioria das vezes, o que prende alguém no lugar mais confortável e seguro é o medo das críticas, por considerarem as ideias estranhas ou de alto risco. O primeiro passo para uma ideia ser incrível é ela ser realizada. Dê um passo de cada vez, experimente, comece de onde está e com o que tem.

Excelência
A excelência está ligada a um processo de melhoria contínua que precisa passar por todas as áreas da sua vida, como cuidar da alimentação e fazer atividade física para aumentar os níveis de energia. Em seu primeiro emprego, ainda que não tenha experiência, o nível de atenção, de motivação para exercitar valores como contribuição e colaboração, são decisivos. Assim como estudar, fazer treinamentos, ações voluntárias e manter-se perto de pessoas que queiram também atingir excelência nos resultados.

Alta performance
Para alcançar alta performance, algumas medidas devem ser adotadas: identificar que ações estão ocupando espaço desnecessário na sua rotina; identificar que relações podem comprometer as suas ações, principalmente com pessoas procrastinadoras e “reclamonas”; e avaliar o que de fato precisa ser feito, e se está perdendo tempo com ações que não se alinham ao objetivo.

Curtição
Ter foco voltado para um ponto nunca vai impedir você de ir ao cinema, beijar, estar com os amigos, desfrutar de atividades de lazer que deem prazer. O nome disso é equilíbrio. Mas é bom fazer algumas recomendações como: relacione-se com pessoas de perfil mais ousado, criativo, espontâneo, comunicativo, pois isso ajudará bastante; e caso tenha muita dificuldade de colocar essas sugestões em prática, escolha uma pequena ação, mas faça.

SAIBA MAIS

A coach Anete Pitão acaba de lançar o e-book "Saia da média, agarre a maestria", que pode ser baixado gratuitamente pelo site www.studiojovem.com.br.

(com informações da autora)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias