plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Rotina da periferia nas fotos de Cyro Almeida

Rota do InsuspeitávelA rotina da periferia belenense, do Guamá ao Ver-o-Peso, nas fotografias de Cyro AlmeidaEm formato tabloide, a publicação não leva o mais recente caso de homicídio às mãos dos moradores de Belém. As fotografias não trazem sangue ou ro


Rota do Insuspeitável

A rotina da periferia belenense, do Guamá ao Ver-o-Peso, nas fotografias de Cyro Almeida

Em formato tabloide, a publicação não leva o mais recente caso de homicídio às mãos dos moradores de Belém. As fotografias não trazem sangue ou rostos semicobertos. Intitulado “Pequena Rota do Insuspeitável”, o projeto do fotógrafo mineiro Cyro Almeida começou a ser distribuído nas ruas durante a última semana, mostrando para os belenenses não a violência, mas a beleza que eles muitas vezes não enxergam nas periferias da cidade. A pesquisa e obra contemplada com o XV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte, será apresentada oficialmente hoje, às 19h, em um bate-papo na Fotoativa, com entrada franca.

Mercado de São Brás, Feira do Guamá, Praça Princesa Isabel, Complexo do Jurunas e Porto do Sal são alguns dos lugares por onde o artista circulou distribuindo o resultado de sua pesquisa, dividida em quatro etapas: mapear, fotografar, editar e distribuir. Os cinco bairros escolhidos para sua abordagem, ele explica, estão interligados pela rota das vans que fazem transporte alternativo. “Eles mesmos gritam quando passam: ‘Guamá ao Ver-o-peso!’”, diz ele. E quando inscreveu o projeto para a Funarte, ele conta que usou essa ideia das rotas das vans como justificativa para ligar os pontos que já fotografava.

“Desde 2009, quando eu vinha para Belém, os dois lugares que eu fotografava era o Guamá e o Ver-o-Peso. Criei assim um conceito e forma de organizar os lugares que ia fotografar. Além disso, posso te dizer que há uma paisagem comum entre esses lugares. Não só uma paisagem inanimada, mas humana, que acho bastante interessante. Tanto que quando você olha o tabloide é difícil de distinguir o local onde foram feitas”, justifica. Ao todo, a obra traz 26 fotografias e teve impresso 5 mil exemplares.

O próprio título do projeto, “Pequena Rota do Insuspeitável” vai na contramão do que muitos belenenses declararam ao fotógrafo enquanto ele se aventurava pela cidade. “Dizem que esses lugares devem ser evitados, que vou ser roubado e sou envolvido por um extremo cuidado das pessoas. Até chego a acreditar que falar de uma maneira repetida do perigo que existe nesses bairros só reforça essa violência”, critica.

FORMATO

Desde que inscreveu o projeto, Cyro também já sabia que o produto da pesquisa seria um livro de fotografias em formato de jornal tabloide. A primeira razão é por ser um formato ligado ao noticiário de crimes. “E não é só em Belém que é assim, mas em capitais como Belo Horizonte, onde moro, ou em Salvador, onde já passei bastante tempo”, pontua o fotógrafo.

Paulo, do Mercado de São Brás. (Foto: Cyro Almeida)

Ele destaca que nesses mesmos jornais sempre há a exposição do corpo feminino. “Você vê uma morte – normalmente de um homem tido como bandido – e junto uma mulher seminua”, descreve. Por isso, em seu tabloide há logo na contracapa uma mulher muito bonita, “mas com outra figuração desse corpo, que não é o dos tabloides convencionais”, diz o artista.

A outra razão para o formato é que, assim, ele poderia fazer um livro de fotografias artísticas, mas que circulasse de forma massiva. E não descarta fazer do trabalho uma exposição. “Não carrego discurso de ser contra galeria, até pretendo um livro de outro formato, mas nesse momento, com esse financiamento da Funarte, queria que ele chegasse até os lugares que fotografei”, justifica.

REPERCUSSÃO

Na verdade, para o fotógrafo os extremos da cidade estão mais ligados do que parece.

Ao entregar um exemplar no a uma feirante no Ver-o-peso, ela reconheceu nas páginas a foto de Astrogilda, outra feirante, só que do Complexo do Jurunas.

Momento de entrega de exemplares. (Foto: Cyro Almeida)

“Ela disse: ‘Olha, é a sogra do meu filho’. E isso me chamou atenção, que pontos diferentes da cidade tenham estabelecido esse encontro”, diz Cyro Almeida. Já no Jurunas, foi Vandescley quem reconheceu o irmão, fotografado no Porto do Sal. “‘Esse aqui é meu irmão, Ascley’, ele disse, e me mostrou. Então é muito legal ver como a própria circulação não fica restrita ao bairro e pessoas fotografadas. Depois, o próprio Ascley, quando fui ao Porto do Sal, me convidou para almoçar com a família dele”, conta.

Mas também há reaçãoes como a de uma feirante do Jurunas, que afirmou não ter gostado do resultado do trabalho. “Ela disse que não gostou porque eu fotografei muita gente feia e uma parte feia de Belém, e que tem lugares muito mais bonitos e pessoas mais fotogênicas. E eu pude conversar com ela essa ideia de beleza pré-estabelecida e de olhar para a cidade por outro viés”, explica Cyro.

Alguns comentários críticos se dirigiram não aos personagens, ou à paisagem, mas ao processo do fazer fotográfico. Um homem, por exemplo, reconheceu que o formato tabloide permitia às fotografias voltarem para os locais fotografados. “Ele disse: ‘Que legal, porque tem muito fotógrafo que vem no Jurunas, tira foto e nunca mais volta, a gente não vê o que foi feito’. Sem eu precisar explicar, ele teve essa compreensão”, comemora o fotógrafo, com a alegria de quem alcançou seus objetivos.

CONHEÇA
Bate-papo sobre o projeto “Pequena Rota do Insuspeitável”, com o fotógrafo Cyro Almeida
Quando: Hoje, às 19h
Onde: Associação Fotoativa (Praça Barão do Guajará, 19 - Campina)
Informações: (91) 3225-2754

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias