plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Alunos do Vale Música fazem apresentação especial

Você consegue puxar pela memória a música tema de “Jurassic Park”, “Tubarão” ou de “Os Flintstones”? Elas são inesquecíveis para diferentes gerações e, mesmo que pareçam apenas o acompanhamento de sucessos do cinema ou da TV, realmente possuem um grande v

Você consegue puxar pela memória a música tema de “Jurassic Park”, “Tubarão” ou de “Os Flintstones”? Elas são inesquecíveis para diferentes gerações e, mesmo que pareçam apenas o acompanhamento de sucessos do cinema ou da TV, realmente possuem um grande valor musical. Tocar alguns desses temas não é uma missão simples, e a Banda Sinfônica Vale Música topou o desafio, apresentando um programa repleto delas, hoje, a partir das 18h, na sala Augusto Meira Filho, do Arte Doce Hall. A entrada é franca.

A produção e a regência do espetáculo é do professor Benedito Júnior. “O recital trará uma sequência musical que se eternizou na nossa memória. São duas artes, cinema e música, que têm o poder de conectar gerações e transportar as pessoas por lugares e pelo tempo”, ele destaca.

Além de trilhas sonoras de “Star Wars”, “Titanic” e “Missão Impossível”, o repertório inclui ainda músicas dos filmes “Indiana Jones” e “Capitão América”. O concerto terá duração de uma hora e será também um momento de prazer para os alunos, garante o professor.


“Pela idade dos garotos, é comum colocar esses repertórios para incentivar o interesse deles. É algo que vamos fazendo aos poucos ao longo desses anos. A primeira música tema que eles aprenderam a tocar foi do ‘Jurassic Park’. Depois, ao longo dos anos (o projeto iniciou em 2004) fomos acrescentando e tocando outras coisas também”, explica Benedito.

Com a volta às aulas, e com os instrumentistas sendo de escola pública, muitos ainda estão concluindo o conteúdo do ano anterior. Para voltar de forma leve e divertida, não poderia haver programa melhor – e o público agradece.

A banda, que tem sua formação original composta por 40 integrantes, nesta apresentação contará com a participação especial de alunos da Orquestra Sinfônica Vale Música, totalizando 60 musicistas. “Queremos fazer algo marcante mesmo, já num nível médio a profissional, algo que alguns dos temas realmente exigem”, comenta o professor.

APOIO DAS IMAGENS PARA REFRESCAR A MEMÓRIA

Temas de desenhos animados de uma coleção da Warner Bros também são destaque no programa do concerto. “Uma coleção é como uma única música com vários temas rapidinhos e que as pessoas vão poder ir reconhecendo”, explica o professor e regente Benedito Júnior.

Uma forcinha para a memória serão as projeções que acontecem paralelas ao concerto e trazem cenas das animações correspondentes. Assim, o público pode se preparar para ver trechos dos Jetsons, dos Simpsons, dos Animaniacs e até o famoso tema de fechamento da Warner, “aquele que sempre termina os desenhos”, lembra o professor.

“Com certeza, será um concerto que irá vai mexer com a emoção, a percepção e o envolvimento das pessoas com essas obras, não só pelo lado sonoro, mas das imagens também”, completa.

A intenção da banda é fazer as pessoas saírem da sala de concerto extasiadas e ávidas por assistirem novamente a alguns desses grandes clássicos do cinema e da TV, agora dando mais atenção ao seu lado musical, tão rico e importante quanto o visual. “E, quem sabe assim, colocar mais atenção para essa parte da arte (da música clássica) para quem tem pouco acesso a teatros e ao conservatório”, diz Benedito Júnior.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias