plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Por que a data do Carnaval muda todo ano?

Pode até parecer bobagem, mas para algumas pessoas a variação da data do Carnaval que ocorre todos os anos é algo no mínimo curioso e estranho. Apesar de ser uma festa pagã, o período se baseia nas datas da Igreja. É justamente aí que surge a dúvida: se o

Pode até parecer bobagem, mas para algumas pessoas a variação da data do Carnaval que ocorre todos os anos é algo no mínimo curioso e estranho. Apesar de ser uma festa pagã, o período se baseia nas datas da Igreja. É justamente aí que surge a dúvida: se o Natal é sempre é realizado em 25 de dezembro, por que Carnaval tem data "móvel"?

Em 2016, a festa ocorreu no início de fevereiro. Este ano, será na próxima semana, já nos últimos dias do mês. Em 2018, será realizado

A folia pagã tem o seu calendário definido em consequência de um sistema de cálculo inventado pela própria Igreja católica. Por essa metodologia, a igreja, primeiro, define uma de suas datas mais sagradas, o domingo de Páscoa, quando comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A partir daí, chega-se ao domingo de carnaval com uma fórmula simples: contam-se retroativamente sete domingos.

É exatamente por isso que o domingo de Páscoa e o carnaval são datas móveis, ao contrário de outros feriados, fixos, a exemplo do 21 de abril (morte de Tiradentes), 7 de setembro (Independência), 2 de novembro (Finados) ou 15 de novembro (Proclamação da República). É importante, salientar, no entanto, que a terça-feira de Carnaval não é um feriado reconhecido em lei, mas apenas uma festa durante a qual o país costuma parar, parcialmente, suas atividades.

Equinócio de primavera

Como regra básica, a Páscoa tem de cair no primeiro domingo após a lua cheia que se seguir ao equinócio de primavera no hemisfério norte. O equinócio marca o início da primavera - geralmente, a 21 de março. No hemisfério sul, isso corresponde ao 1º domingo depois da 1ª lua cheia de outono.

Estabelecida a Páscoa, define-se o Carnaval, que, como dissemos, deve ocorrer sete domingos antes do domingo de Páscoa. Portanto, o Carnaval pode acontecer até mesmo fora do mês de fevereiro, pois, assim como a Páscoa, depende de quando ocorre o equinócio de primavera.

Durante muitos séculos, os fiéis e os próprios representantes da Igreja Católica encontraram dificuldades para entender e explicar a fixação do calendário da Páscoa e do próprio carnaval porque havia discrepância entre as datas. Somente com a entrada em vigor do atual calendário, o gregoriano, criado pelo papa Gregório 13 (1502-1585), no século 16, é que o domingo de Páscoa passou a cair obrigatoriamente entre 22 de março e 25 de abril.

A instituição do calendário gregoriano aconteceu em 1582. Alertado por astrônomos sobre algumas imprecisões no calendário juliano, a Igreja suprimiu dez dias (de 5 a 14 de outubro) daquele ano para efetuar o ajuste no tempo. Ou seja: as pessoas foram dormir no dia 4 de outubro e acordaram no dia 15.

Carnaval fixo

A partir da década de 70, empresários e agentes hoteleiros que trabalham principalmente em cidades turísticas, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, iniciaram um movimento, para determinar uma data fixa para a folia carnavalesca, sob a alegação de que a festa móvel traz prejuízos econômicos ao país.

Mesmo sabendo da data com anos de antecedência, muitos turistas estrangeiros não conseguem vir ao Brasil porque não estão de férias no período carnavalesco. De acordo com os empresários, com uma data fixa, os turistas e os milhões de brasileiros que gostam do carnaval poderiam se programar para participar da festa. Por enquanto, eles ainda não obtiveram sucesso. Prevalece a tradição católica.

Futuro

Veja as próximas datas do Carnaval até 2027:

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias