plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Ponha o bloco na rua!

Se até na Quarta-feira de Cinzas ainda tem gente soltando confete no Rabo do Peru, às vésperas do carnaval, o que não faltam são ruas onde blocos ensaiam uma folia. O circuito esquenta principalmente pelas estreitas vias da Cidade Velha, com blocos que to

Se até na Quarta-feira de Cinzas ainda tem gente soltando confete no Rabo do Peru, às vésperas do carnaval, o que não faltam são ruas onde blocos ensaiam uma folia. O circuito esquenta principalmente pelas estreitas vias da Cidade Velha, com blocos que todo mundo já conhece de outros carnavais, como o Fofó do Lino, o Xibé da Galera e o Filhos de Glande.

Como um bom carnaval de rua, eles são democráticos, basta chegar com animação. Nem fantasia é exigida, mas a criatividade dos foliões costuma dar um gostinho a mais à festa. Claro, sempre antenados com a atualidade. E se em 2016, teve gente fantasiado de Senhorita Andreza, Uber e Japonês da Federal, é bom conferir essa bem humorada retrospectiva carnavalesca pelas ruas de Belém. Até porque, sem desfile das escolas de samba, cabe aos blocos de rua manter a alegria em alta nesse período momesco. A seguir, destacamos alguns blocos para você abraçar e curtir, com ou sem fantasia.

ESCOLHA O SEU

- FILHOS DE GLANDE

Quando: 19/2 – às 16h

Em 2007, um grupo de amigos, todos publicitários, resolveu criar um bloco para resgatar a tradição dos antigos carnavais de rua de Belém. A cada ano, circulando pelas ruas da Cidade Velha, eles trazem um tema e um homenageado, com muita irreverência. Che Guevara, Barack Obama, Silvio Santos e Reginaldo Rossi foram alguns deles. “Nossa característica principal é manter a tradição do cortejo pelas ruas, aberto, sem exigência de abadás e com duração de quase seis horas. Sempre temos vários convidados musicais e a Orquestra Carnafônica Filhos de Glande”, destaca Reneé Chalu, uma das fundadoras do bloco, cujo lema é “todo ser humano é um filho de glande”.

- FOFÓ DO LINO

Quando: 22 e 29/1; 05/2 – Concentração às 14h / Saída às 15h

Onde: Praça da Sé, no Complexo Felix Lusitânia – Cidade Velha

O músico Betinho Sousa conta que foi na porta de casa, com um som no carrinho de mão, que o pai dele, o Lino, teve a ideia de começar seu próprio carnaval de rua. “Éramos de Cametá, acostumados a ter carnaval, e em 1997, quando o carnaval de rua de Belém estava parado, ele decidiu fazer aqui, na Cidade Velha. Foi crescendo e se tornou uma grande brincadeira”. O bloco volta para a folia fazendo uma homenagem ao seu criador – Lino faleceu na véspera do carnaval de 2015. O roteiro deste ano terá saída às 15h, do largo da Sé, seguindo em cortejo pela Rua Dr. Assis; e o boneco abre-alas – uma cópia fiel ao Lino – vai carregado pelos foliões até a Rua Triunvirato, entre Breves e Monte Alegre, ao som marchinhas e ritmo de carnaval cametaense.

- BLOCO XIBÉ DA GALERA

Quando: 18/2 – Concentração às 14h / Saída às 15h

Onde: Esquina da Travessa Alenquer com Dr. Malcher – Cidade Velha

“O nome já diz, o Xibé é uma mistura, que surgiu em 2006”, diz Fábio Montenegro, um dos fundadores e diretor do bloco. Sem comercialização de abadás, os seus brincantes são conhecidos por usar e abusar da criatividade nas fantasias. Esse ano, a programação terá o cantor Mahrco Monteiro puxando o bloco, saindo da Travessa Alenquer com a Dr. Malcher, na Cidade Velha. Outra atração especial do cortejo é a banda de fanfarra de Ponta de Pedras. “Fazemos praticamente dois ambientes”, brinca Fábio.

O encerramento é com a festa “I Love Pagode”, no Açaí Biruta. “Nosso bloco atende a todo tipo de público, do solteiro ao casado, famílias inteiras, crianças”, diz Fabio. Mas é bom lembrar que na casa noturna entram apenas os maiores de 18 anos.

- BLOCO AMIGOS DO URUBU

Quando: 18/2 – Concentração às 14h / Saída às 15h

Onde: Largo São João, Rua Donna Tomazia – Cidade Velha

Em 2010, após a iniciativa de um grupo de amigos, o bloco conheceu as ruas da Cidade Velha pela primeira vez, garantindo a diversão da pequena quantidade de foliões que o acompanharam. De lá para cá, o bloco foi se tornando cada vez mais popular, movimentando grande parte dos jovens da cidade que buscam se divertir no período momesco. Este ano, na concentração os foliões vão aquecer ao som da bateria da escola de samba A Grande Família. Durante o percurso quem puxa o bloco é Xexéu (ex-Timbalada). E a festa de encerramento, no Insano Marina Club, terá Mizerê e Renatinho (ex-É o Tchan).

- RABO DO PERU/ PERU KIDS

Quando: 1º/3 – Concentração às 12h / Saída às 14h

Onde: Rua Soledade, entre Padre Júlio Maria e 2 ª Rua - Icoaraci

O Rabo do Peru tradicionalmente sai pelas ruas do distrito de Icoaraci na Quarta-feira de Cinzas. Isso há 22 anos, e sempre com seu mascote decorado especialmente para cada carnaval. O cortejo começou com uma brincadeira entre amigos, que na Quarta-feira de Cinzas não tinham nenhum baile de carnaval para curtir, e decidiram fazer a própria festa. “Foi dado o nome do bloco em alusão ao bloco Rabo de Galo, que saía do bairro da Condor”, conta o fundador do bloco, Marco Antônio Guimarães. Agora também com uma versão para crianças, o Rabo do Peru é o último grito de carnaval dedicado aos foliões mais apaixonados pelo período momesco.

(Lais Azevedo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias