plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Chance de repensar a memória pela arte

Nesta edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, um artista de Belém fará residência artística em São Paulo, sob a orientação da artista e pesquisadora Lívia Aquino, em parceria com o Atelier Condomínio Cultural. Outro artista, de fora da capita

Nesta edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, um artista de Belém fará residência artística em São Paulo, sob a orientação da artista e pesquisadora Lívia Aquino, em parceria com o Atelier Condomínio Cultural. Outro artista, de fora da capital paraense, fará residência em Belém, sob a orientação do artista e pesquisador Alexandre Sequeira, por meio de seu projeto de pesquisa “Residência São Jerônimo”, que surgiu a partir de seu projeto de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, com uma pesquisa de imagens a partir da casa que sua família ocupa há décadas na Avenida Governador José Malcher.

Como explica Alexandre, a pesquisa busca “a partir da permanência de artistas em uma casa desgastada pelo tempo e prenha de memórias e histórias, suscitar discussões e reflexões poéticas acerca da memória e da sobrevivência de imagens”.

Sobre o encontro das propostas, Alexandre Sequeira comenta: “Considero a ideia do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia de incorporar a Residência São Jerônimo como um dos espaços de acolhimento de artistas premiados pelo evento uma possibilidade de um rico encontro, na medida em que a fotografia tem sua essência conceitual e filosófica intimamente relacionada à memória. Do mesmo modo, considero uma questão absolutamente pertinente e essencial de ações dessa natureza acontecerem em Belém, pelo fato de, a meu ver, ser uma cidade que demonstra certa resistência em lidar com suas heranças”.

Aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional, que em seus anos de atuação contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes. O prêmio é uma realização do jornal DIÁRIO DO PARÁ, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, do Museu da UFPA e apoio da Sol Informática.

Participe!

8º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

Inscrições: Até 15 de fevereiro

Onde: pela internet, com edital e ficha de inscrição disponíveis em www.diariocontemporaneo. com.br

Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Trav. Benjamin Constant e Trav. Rui Barbosa) – Reduto, Belém.

Telefones: (91) 3355-0002, 98367-2468

Email: diariocontemporaneo [email protected]

(Debb Cabral)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias