plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Residência artística amplia projeto do DIÁRIO

Apoio. Para quem trabalha com artes, esta palavra é fundamental. Muitos artistas têm que dividir o seu fazer criativo com outro tipo de trabalho e não podem, assim, se dedicar exclusivamente ao processo. Pensando nisso, foram surgindo as residências artís

Apoio. Para quem trabalha com artes, esta palavra é fundamental. Muitos artistas têm que dividir o seu fazer criativo com outro tipo de trabalho e não podem, assim, se dedicar exclusivamente ao processo. Pensando nisso, foram surgindo as residências artísticas, projetos em que os artistas recebem espaço físico e apoio financeiro para desenvolver suas propostas de trabalho, além da orientação e acompanhamento da sua produção artística. A 8ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia traz este formato de intercâmbio como grande novidade. As inscrições para participar da seleção estão abertas até o dia 15 de fevereiro, pela internet.

Nesta edição, além de desenvolver seus projetos, os premiados também terão a oportunidade de trocar de experiências e conhecimentos com artistas, professores, curadores e pesquisadores da cidade que os está acolhendo. As propostas artísticas para as residências terão como ênfase a temática da 8ª edição, “Poéticas e Lugares do Retrato”. Por meio dessa prática colaborativa, o projeto, que se já consolidou entre os grandes editais do país, quer aprimorar o diálogo entre as produções local e nacional.

Segundo Mariano Klautau Filho, curador do Prêmio Diário Contemporâneo, “uma residência artística permite que o artista desenvolva um trabalho em que o processo e a troca de experiências são tão importantes quanto os resultados finais”, destaca.

“O Diário Contemporâneo sempre foi um projeto comprometido com a formação em arte e a pesquisa sobre fotografia como linguagem. Transformar dois prêmios em residência artística resulta do nosso interesse na experimentação, no fluxo de artistas entre Belém e outros lugares do Brasil. É claro que isso muda a dinâmica e as expectativas em relação aos sete anos do Prêmio, mas achamos que é melhor apostar numa experiência de intercâmbios do que repetir um mesmo padrão estabelecido há anos, por mais que tenha sido bem sucedido. Assim como o Prêmio criou uma coleção, podemos promover as residências porque envolvem o artista mais intensamente no projeto, suscitando uma relação de partilha com o público sobre o processo criativo”, justifica Mariano.

(Debb Cabral/Especial para o Você)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias