plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Como os soviéticos previam o ano de 2017 em 1960

Em 1960 o planeta vivia o turbilhão da Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética travavam uma disputa em busca de cada território do mundo. Além da corrida espacial e armamentista, as potências investiam pesado na produção de material ideológico, co

Em 1960 o planeta vivia o turbilhão da Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética travavam uma disputa em busca de cada território do mundo. Além da corrida espacial e armamentista, as potências investiam pesado na produção de material ideológico, como uma forma de conquistar mais adeptos.

Apesar de, teoricamente, defenderem modelos divergentes, os dois países mostravam-se semelhantes em algumas coisas, como por exemplo visão de futuro. Slides retro futuristas de 1960 disponíveis na internet, mostram como os soviéticos esperavam viver em 2017, e como seus sonhos eram próximos do que era produzido pelos norte-americanos. Cada um com suas peculiaridades utópicas, é claro.

As ilustrações foram criadas por L. Smekhov e escritas por V. Strukova e V. Shevchenko. Elas sintetizam através da história de uma família, como viveriam os soviéticos em 2017.

Entre as previsões, uma espécie de telefone com vídeo chamada, projetores de cinema em sala de aula, a popularização da energia atômica, cozinha computadorizada, viagens espaciais e até cidades subterrâneas, onde seria possível viver em clima de Copacabana debaixo do rigoroso inverno soviético.

Aparelho de vídeo chamada que soviéticos imaginaram para 2017 (reprodução)

Alunos soviéticos aprendendo através de um projetor (reprodução)

Soviético sonhavam com um lugar de calor. Cidade subterrânea onde seria possível viver o verão (reprodução)

(Com informações de UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias