plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Animação francesa na tela belemense

Das animações tradicionais às digitais, Belém recebe hoje, pela terceira vez, o “Fête du Cinema d’Animation/Festival de Cinema de Animação”, promovido pelo Instituto Francês juntamente com a Associação Francesa de Cinema de Animação. Realizado mundialment

Das animações tradicionais às digitais, Belém recebe hoje, pela terceira vez, o “Fête du Cinema d’Animation/Festival de Cinema de Animação”, promovido pelo Instituto Francês juntamente com a Associação Francesa de Cinema de Animação. Realizado mundialmente, o festival chega à sua 15ª edição em diversos países. As exibições ocorrem a partir das 18h, no Cine Sesc Boulevard, com entrada franca. Por aqui, a mostra será ainda em formato de cine-concerto, com a participação do duo The Link!, da Guiana Francesa.

“O formato e os curtas-metragens a serem exibidos no festival ficam a critério de quem vai receber”, explica Ana Cláudia, produtora cultural da Aliança Francesa, responsável por trazer o festival à capital paraense.

A plataforma de vídeos é fornecida pelo Instituto Francês e o Sesc Boulevard, parceiro do festival, escolheu 10 animações, todas em alta qualidade de exibição e com legendas em português. “Será um evento aberto ao púbico para que permita mais pessoas conhecerem outros tipos de animação que não a americana, que chega de forma mais habitual para nós”, destaca a produtora.

Este ano, vindo da Guiana Francesa, o duo The Link!, formado por Louis Chabaud (clarinete e saxofone) e Fabien Domergue (guitarra) e especialista em electro-jazz contemporâneo e experimentações audiovisuais a partir de cenas de curtas-metragens, acompanha alguns filmes, com patrocínio da Direction des Affaires Culturelles de Guyane.

Pequenas histórias para todos os gostos

A programação do festival é repleta de produções recentes de diretores franceses, como Victor Haegelin e o seu “Captain 3D”, de 2014, em que ele conta a história de um super-herói que passa a enxergar tudo à sua volta com seus óculos 3D.

Muitas dessas produções se valem de técnicas mais simples, que primam pelo desenho. É o caso de “La Moufle”, também de 2014, dirigido por Clémentine Robach, em que a personagem Lily e seu avô penduram uma casa na árvore para proteger pássaros durante a neve.

Em “5 Mètres 80” (2013), de Nicolas Deveaux, girafas são usadas para mostrar uma série de mergulhos acrobáticos em uma piscina. Na sequência, “Premier Automne” (2013), de Aude Danset e Carlos de Carvalho, conta a história de Apolline e Abel, um vive no verão, o outro vive no inverno, sozinhos.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias