plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Miguel Proença chega a Belém pelo “Piano Brasil”

O pianista gaúcho Miguel Proença é um nome reconhecido na música clássica. Com 54 anos dedicados ao piano, ele fez carreira internacional, atuando na Europa, onde pôde conviver e tocar ao lado de outros grandes nomes, como o violinista italiano Salvatore

O pianista gaúcho Miguel Proença é um nome reconhecido na música clássica. Com 54 anos dedicados ao piano, ele fez carreira internacional, atuando na Europa, onde pôde conviver e tocar ao lado de outros grandes nomes, como o violinista italiano Salvatore Accardo, e principalmente na Alemanha, onde foi professor, na Universidade de Música de Karlsruhe. Todo esse conhecimento estará à disposição de músicos paraenses que hoje participam de um masterclass com Proença, pelo projeto “Piano Brasil”. A programação ainda inclui um ensaio aberto para uma audiência de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e, amanhã, um recital aberto ao público, tudo no Arte Doce Hall.

Criado por Miguel Proença, o projeto “Piano Brasil” está em sua oitava edição e já passou por 135 cidades brasileiras. Belém é a única cidade do Norte a receber a programação, que chega pela segunda vez à capital paraense, com o intuito de levar gratuitamente a música clássica às pessoas.

“Esse é um projeto de valorização da música erudita, que faz com que mais pessoas possam se interessar pelo piano, e deste modo formar público. Uma das finalidades é fazer com que as crianças desde cedo tenham o contato com a música clássica, já que muitas ainda não assistiram a nenhum concerto”, explica o pianista.

Uma novidade desta edição é que Miguel Proença selecionará um candidato para fazer parte de um concerto no teatro do BNDES, no Rio de Janeiro, em janeiro do ano que vem. O escolhido será aquele que apresentar mais aptidões ao piano. “O resultado que temos com esse processo é algo extraordinário. Além disso, Belém é uma cidade abençoada. Daqui já saíram grandes nomes da música. A cidade realmente é um criadouro de muitos talentos artísticos”, diz Miguel Proença.

Amanhã, encerrando o evento, o pianista fará um concerto aberto e promete uma apresentação especial, onde o público poderá ouvir e se emocionar com clássicos de Heitor Villa-Lobos. “Belém tem um público extremamente sensível e formado para receber qualquer tipo de evento que envolve música. Esse será um presente que deixarei para a cidade que tanto já nos presenteou com os talentos que saíram daqui’, revela Miguel Proença.

(Lucas Muribeca/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias