plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Festival se inspira nas feiras medievais

“Vida longa ao Rei do Norte”. Assim o Festival Nortenho - 2º Festival Medieval do Studio Garden anuncia que no próximo mês o evento está de volta. A programação traz como inspiração a série “Game Of Thrones” e começa a venda de ingressos amanhã, com o eve

“Vida longa ao Rei do Norte”. Assim o Festival Nortenho - 2º Festival Medieval do Studio Garden anuncia que no próximo mês o evento está de volta. A programação traz como inspiração a série “Game Of Thrones” e começa a venda de ingressos amanhã, com o evento marcado para o dia 5 de novembro. A ideia do Studio Garden – uma extensão do Studio Pub – é trazer um pouco do que ocorre em outros países, principalmente na Europa, com festas que têm como temática o período medieval.

“Os donos do espaço tiveram a experiência de um festival nesse estilo durante uma viagem a Portugal. Foi bem surpreendente para eles e então queriam trazer para Belém”, conta Edmir Celestino, produtor cultural dos dois espaços e responsável pelo festival. Durante o evento é realizada uma apresentação performática em que atores interpretam personagens devidamente caracterizados e em cenário medieval.

Apesar de esta edição ser baseada no universo da série “Game of Trones” – que não se situa nesse período histórico, já que acontece em um universo fictício - o organizador adianta que “não será com os mesmos personagens”, mas com o mesmo universo dos Sete Reinos. “O que tem de novo é que a performance não vai só incluir atores de teatro, mas dança e circo”, destaca Edmir.

A organização chegou a abriu dois dias de seleção de elenco para encontrar esses profissionais e acabou encontrando também muitos aficionados por este universo fantástico. “Algumas pessoas não tinham a experiência que colocamos no anúncio como necessária, muitas delas nem eram artistas da cena. Elas foram apenas no afã de conseguir espaço nessa encenação por ter algum tipo de contato com GOT (Game Of Thrones), RPG ou simplesmente gostar da cultura medieval”, conta o produtor.

Ele próprio revela ser fã do tema desde a infância e estar feliz em organizar o festival. “Desde a adolescência tenho acesso a essas histórias de contexto medieval através de programas de TV, séries. Jogo RPG desde os nove anos de idade, comecei com um grupo na antiga Jinkings, livraria que existia em Belém e fomentava eventos de RPG. A partir disso sempre estive em contato com a cultura fantástica, literaturas como ‘Senhor dos Anéis’, e agora tenho a oportunidade de trazer isso para outro tipo de experiência, do entretenimento”, diz ele.

Duelo de espadas faz parte da fantasia

Colecionador de espadas e fã assumido de “O Senhor dos Anéis”, o ator Caio Bentes, 27 anos, participou da encenação na primeira edição do festival, e está de volta para a segunda. “Particularmente, gosto de coisas de batalha, faço artes maciais, de atuar com espada, a roupa medieval, armadura, do calor do momento. Há muito tempo eu queria fazer algo assim. É um tipo de apresentação em que a gente pode tanto contagiar o público quanto ser contagiado pelo enredo”, diz ele.

E como não dá para pensar no período medieval sem pensar em duelos, ele foi um dos cavaleiros a encenar uma batalha com espadas. “Quando todo mundo ouviu o som das espadas de aço batendo uma contra a outra, ficou: ‘Caramba, é de verdade mesmo!’. E eles começavam a torcer pelos seus cavaleiros, gritaram até um ‘Hadouken!’ (golpe do jogo ‘Street Fighter’). A gente quase riu, mas conseguiu focar na encenação”, relembra.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias